Mais de uma centena de escolas/associações/ong/s, concretamente 107, foram pré-selecionadas em todo o país para financiamento no âmbito do Programa de Acesso à Cultura. De fora esta pré-seleção ficaram apenas três municípios: Paul e Ribeira Grande de Santo Antão, e São Salvador do Mundo (Santiago). 

Em comunicado, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informa que, no âmbito da candidatura ao financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura) para o ano económico 2023 levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, foram pré-selecionadas 107 escolas/associações/ONG’s em todo o território nacional. Esta revela ainda que, desta pré-seleção, ficaram de fora os municípios do Paul e Ribeira Grande de Santo Antão, e São Salvador do Mundo.

 De acordo com a tutela, o BA-Cultura tem por objetivo garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” em Cabo Verde. Outro propósito é dar a sustentabilidade às pequenas iniciativas nas escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para frequência de aulas de iniciação artística designadamente nas áreas de design, artes plásticas, dança, fotografia, música e linguagem corporal. 

“Tem ainda, como missão, formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade”, acrescenta, indicando que este é um investimento para se ter grandes artistas nacionais.

A candidatura ao financiamento do programa BA-Cultura decorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, refere ainda o comunicado, pontuando que os resultados definitivos serão conhecidos em breve.

Sair da versão mobile