No dia 5 de agosto será apresentado no Centro Cultural do Mindelo o livro “Cabo Verde entre o partidarismo e a esperança da descentralização: Uma proposta de descentralização“, obra da autoria do engenheiro Marco Cruz, ex-Presidente da ADECO – Associação de Defesa do Consumidor. O trabalho, conforme nota do CCM, é uma “reflexão ousada e necessária” sobre os caminhos que C. Verde percorreu desde a independência e os impasses estruturais que ainda o travam. “O autor denuncia o partidarismo como um regime de dominação moderna, operando sob o disfarce democrático, que centraliza o poder, mina a cidadania ativa e bloqueia o potencial das ilhas.”.
O livro faz uma análise histórica, política e institucional e revela como o modelo atual favorece a concentração de decisões, recursos e oportunidades. Em resposta a este cenário, Marco Cruz propõe um novo paradigma: a criação das Câmaras Regionais de Planeamento e Desenvolvimento (CRPD) — estruturas supramunicipais que dão voz às especificidades de cada ilha e promovem um desenvolvimento verdadeiramente integrado e justo.
“Mais do que um diagnóstico, este é um livro de propostas”, conclui a nota remetida do CCM, acrescentando que se trata de um convite à sociedade cabo-verdiana para retomar o projeto inacabado da liberdade, desta vez com mais democracia, diversidade e mais poder nas mãos do povo.