Até hoje o professor João José está por entender como o seu livro Amor Cruel apareceu, em destaque, no episódio 25 da série senegalesa La Graine du Pouvoir. Se não fosse alertado por uma amiga que viveu muitos anos no Senegal e segue essa novela talvez continuasse ainda inocente.
“Ela própria teve que regressar atrás no vídeo no Youtube para ter a certeza. Só depois é que me telefonou. Fui averiguar e foi uma imensa satisfação”, assume este professor natural de Santo Antão, que repassou a informação à editora do romance.
Na cena, um avô está sentado numa varanda tomando café e lendo um livro quando é interrompido pelo neto, que precisava conversar com ele. A dado ponto (13:39 minutos do episódio 25), o avô coloca o livro sobre a mesa e a capa aparece em primeiro plano. Num segundo momento (33:02 minutos), o mesmo personagem coloca os óculos em cima do livro.
Esta promoção agradou o autor de Amor Cruel, livro lançado a 8 de março de 2023 na Cidade da Praia e divulgado mais tarde no interior de Santiago. O romance ainda não foi apresentado em S. Vicente, onde João José vive e trabalha, segundo ele, porque não obteve autorização do Centro Cultural do Mindelo e da Academia Jotamont, pertencente à Câmara de S. Vicente.
Escrito em Santo Antão, o livro conta a história de um relacionamento abusivo entre uma médica e um jovem, que se conhecem em S. Vicente. A médica é iludida pelo comportamento exemplar do rapaz quando se conhecem e resolvem assumir namoro. Casam-se e começa o inferno. O marido acaba por mostrar a sua verdadeira face e passa a submeter a mulher a maus-tratos físicos, sexuais, verbais, psicológicos, até que a médica resolve fugir para a ilha do Sal. Dois anos depois, o ex-companheiro sabe onde se encontra e consegue traze-la de volta para S. Vicente, onde continua a usar os seus métodos violentos.
Desta vez, o caso vai a tribunal, que aplica ao agressor como medida de coação o afastamento da vítima. O processo demora a ser resolvido e acontece uma tragédia: o homem dispara contra a mulher e um amigo por ciúmes. Pensa que matou os dois e comete suicídio.
No entanto, as vítimas sobrevivem ao atentado, mas a mulher fica em coma. “Vamos dar continuidade à história num segundo volume, que irá relatar uma nova história de amor entre a mulher o amigo”, revela João José, que ainda não começou a redigir o segundo romance.
“Amor Cruel” é inspirado num caso verídico, mas que aconteceu fora de Cabo Verde. O autor decidiu, entretanto, trazer a cena para a ilha de S. Vicente como um exemplo dos vários relatos de VBG registados no país. O livro teve venda antecipada e os mil exemplares foram rapidamente esgotados. O autor está, no entanto, a ser pressionado a fazer uma segunda impressão.