Júlio do Rosário, 52 anos, toma posse esta sexta-feira, 9 de julho, com presidente da Associação Carnavalesca e Cívica Estrelas do Mar, com a missão de unir, resgatar amigos e simpatizantes, modernizar e reestruturar as finanças do grupo, através da realização de eventos para angariação de fundos. Com trabalho sério, acredita que é possível catapultar “Estrelas” para a ribalta novamente.
A nova equipa directiva do grupo carnavalesco Estrelas do Mar foi eleita na sexta-feira, 2 de julho, e contou com uma participação significativa. Estiveram presentes 70 associados, sendo que a Lista C, liderado por Carlos Gonçalves, conseguiu 18 votos e a Lista J, encabeçada por Júlio do Rosário, 51. Foi um processo tranquilo. As candidaturas foram apresentadas e os sócios escolheram a que melhor se identificaram. Agora que o processo terminou, espero a união de todos para levantar Estrelas do Mar”, diz Julio, que antevê “bons ventos” para o grupo que celebra, no próximo ano, o 50 aniversário.
“Vamos celebrar as nossas ‘Bodas de Ouro’ e, o meu grande projecto, é estabilizar o grupo financeiramente porque enfrentamos enormes dificuldades e trabalhar para colocar Estrelas no patamar de Carnaval – ambiental, social e cultural – esta associação merece e almeja. Queremos colocar o grupo no top do Carnaval de São Vicente e estabilizar o grupo financeiramente”, sublinha.
Para isso, Júlio do Rosário pretende apostar em parcerias, patrocínios e criação de eventos, que podem trazer receitas. “Vamos investir em parceiros e eventos anuais para tentar reverter a situação financeira do grupo. Vamos criar um calendário de actividades para arrecadar receitas. O nosso objectivo é estar presente nas ações ambientais, sociais, culturais e desportivas, abarcando a equipa do Farense de Fonte Filipe, zona onde foi criado o grupo. O carnaval é anual e queremos estar presentes, sendo que para isso, teremos de trabalhar na antecipação para estarmos prontos e sem sobressaltos financeiros.”
Confrontado com o facto do grupo Estrelas do Mar estar neste momento relegado ao último lugar do Carnaval Mindelense, Júlio do Rosario mostra-se confiante em elevar o grupo para os lugares cimeiros. Este foi, aliás, a principal razão que norteou a sua candidatura. “Estamos a apostar na união, estabilidade, modernidade e credibilidade para conseguirmos colocar o grupo a competir com os demais, em pé de igualmente, e alcançar o top. Os sócios estão empenhados, mas também pessoas que integraram a outra lista que, logo após conhecerem o resultado, se disponibilizaram para, juntos, trabalharmos em prol do Estrelas. Igualmente, tenho recebido telefonemas de amigos e simpatizantes disponíveis para trabalhar connosco. É muito bom ver as pessoas a abraçar o nosso projecto.”
Modernidade é a palavra para alavancar o grupo carnavalesco, segundo este empresário, que diz estar consciente da “elevada qualidade” do Carnaval de São Vicente, conquistada sobretudo nos último anos. Promete por isso apostar, nas novas técnicas e novos artistas que têm surgido em S. Vicente. “Temos de modernizar e procurar o melhor, mas também apoiar e estender a mão para quem que de facto tem talento. Vamos trabalhar com todos os artistas, novos e da velha guarda, aproveitando as experiências e testando novas técnicas porque muita coisa mudou e não podemos ficar para trás”, Júlio do Rosário.
Com uma ligação umbilical ao grupo desde os 8 anos, altura em que foi levado pela mãe para os ensaios e se apaixonou, Júlio do Rosário pedem aos mindelenses para esperarem um “Estrelas do Mar” mais organizado, forte, com mais atitude e a grandeza, nas ruas da nossa Cidade do Mindelo, enaltecendo e, dando o melhor brilho na nossa cultura. Nesta empreitada, conta com a parceira de Celeste da Paz (Presidente da Assembleia), Admirson Aleixo (Vice-Presidente) Maria Araújo (Secretaria). Jaime Fortes (Presidente do Conselho Fiscal), Alexandre Andrade (VP) e Sila da Paz (Vogal).
A nível da direção, Júlio do Rosário é o presidente, Firmina Melício vice-presidente, Elísio Lacerda (Administrativo), Nilza Chantre (Património), Eusébio Alves (Tesoureiro), Maria da Luz (Desenvolvimento Social), Carmen Fernandes (Marketing), Adriano da Graça (Presidente do Carnaval) e Luísa Helena Chantre Soares (Direção Executiva e vice-presidente da Harmonia).