O Instituto do Património Cultural, em parceria com a Cooperação Espanhola (AECID), inicia esta segunda-feira, 1 de setembro, uma formação em Gestão do Património Cultural em contexto de mudanças climáticas e riscos. Esta capacitado terá a duração de cinco dias e tem como palco a sede do IPC, na cidade da Praia.
Esta ação tem como objetivo habilitar profissionais do sector do património cultural na avaliação, gestão e mitigação de riscos climáticos e ambientais, promovendo estratégias de resiliência e preservação de bens culturais. “Serão abordadas metodologias de referência internacional, incluindo análise de vulnerabilidades, planos de prevenção e gestão integrada de riscos, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, detalha o IPC em comunicado.
A formação insere-se no ciclo do Programa ACERCA – Capacitação para o Desenvolvimento no Sector Cultural, seguindo-se às ações de Acessibilidade em Museus e Arqueologia Subaquática, ministrado entre os dias 25 e 29 de agostos, e antecede o curso de Inventário e Digitalização de Acervos, programado para o mês de outubro.
Combinados, concluiu, os cursos do ACERCA oferecem um percurso integrado de capacitação, articulando estratégias de gestão, preservação e inovação na área do património cultural.