IPC lança plataforma do Inventário do Património Cultural Imóvel

O Instituto do Património Cultural lança hoje a plataforma do Inventario Nacional do Património Cultural para assinalar o dia Mundial do Património Africano, que pode ser consultada através do link  https://patrimonio.ipc.cv/. Trata-se, de acordo com IPC, de um instrumento de gestão patrimonial que fornece bases para a definição de políticas públicas cujo objectivo é preservar e valorizar estes legados. 

O instituto explica que inventariar o legado histórico e patrimonial, que representa a identidade cultural e a memória colectiva de um povo, é um projecto ambicioso. Destina-se ao desenvolvimento de acções de preservação de monumentos, sítios e centros históricos, assim como a protecção de todo o legado patrimonial nacional, conforme a definição constante no Regime Jurídico do Património Cultural do país, aprovado pelo Parlamento e publicado no último dia 20 de abril. 

A realização deste inventário nacional, refere o instituto, implicou um levantamento patrimonial exaustivo no terreno, e o estudo dos acervos arquivísticos e bibliográficos em todos os 22 municípios de Cabo Verde. “Num total de 1.100 bens inventariados, 648 já foram introduzidos na plataforma, devidamente georreferenciados, acompanhados dos dados históricos e patrimoniais”, revela o IPC em comunicado. 

A plataforma vai a ser alimentado, no entanto, a ser alimentado, a medida que outros monumentos, sítios e centros históricos foram georreferenciados, tendo em conta que se trata de um processo sistemáticos e continuo. O IPC acredita que o acesso público permitirá uma interacção, não só limitada a consulta, mas também a introdução de dados (históricos e patrimoniais), a serem validados pela equipa coordenadora.

Sair da versão mobile