O fotógrafo francês FX Rougeot mostra uma exposição de atletas amadores de basquetebol no polivalente de Fonte Francês, com imagens que captou ao longo dos seis anos que visita Cabo Verde. A ideia, diz, surgiu naturalmente e pretende mostrar os jovens que passaram por aquele campo. Rougeot acredita que esta a melhor forma para os agradecer pela partilha durante este tempo.
“Acordei um dia e perguntei porquê de não fazer uma exposição das muitas imagens que tenho nos arquivos feitas naquela quadra. Há fotografias de jovens que já nem moram na localidade, que foram viver noutras ilhas e até fora do país, tendo ficado entre eles a ligação ao basquetebol e ao polivalente ”, explica FX Rougeout.
Acrescenta ainda que os “modelos” ficaram animados com a ideia e que até ajudaram-no a torná-la realidade, mesmo que auxiliando-o a pendurar as imagens nas paredes.
A comunidade de Fonte Francês foi o primeiro contacto para a integração de Rougeout em São Vicente. Foi ela que o ajudou a conhecer melhor as vivências das famílias “Quando cheguei em 2013, a convite de uma amiga, fiquei na sua casa e fui recebido de braços abertos pela família e pela comunidade. Era isso que pretendia, para poder conhecer melhor a ilha”, diz Fx
O desporto, assegura o fotografo , permitiu-lhe criar e fortalecer os laços de amizade com os jovens de Fonte Francês. Aliás, conhecer e divulgar “desportos de rua”, focado no basquetebol, foi o que fez Rougeout deixar a agência de noticias onde trabalhava como jornalista e criar o seu próprio site.
Este assegura que, ao longo dos anos tem, visitado outras paragens no mundo para reportar em fotos e videos esta modalidade nas comunidades. Para Cabo Verde, viaja duas vezes ao ano, principalmente no carnaval, evento que lhe rendeu uma exposição em França, este ano.
Sidneia Newton (Estagiária)