A Allince Francaise do Mindelo recebe a partir das 18 horas de hoje, sexta-feira, 28 de Junho, e até o dia 12 de Julho uma exposição de fotografia do artista de pesquisa e designer especulativo ganês Opoku Mensah. Intitulada “Viagem no passado”, esta mostra traz a atenção ao passado e às acções e sentimento dos seus antepassados, identificando com elementos do mundo que lhe causam impacto, como sabor, cheiro e textura de comidas.
São nove fotografia, algumas pequenas dimensões, com cenas incongruentes de pessoas, misturado com alimentos. Estas, à primeira vista, parecem pinturas de há muitos anos. Mas, em uma análise mais aprofundada, mostram detalhes e temas recorrentes que revelam sua produção recente. Nelas está sempre presente a figura humana.
Formando na Escola Superior de Belas Artes, participou da residência de pós-graduação na Academia Van Eyck e foi conferencista-convidado no departamento de escultura na Universidade Chiang Mai.
Já participou de numerosas exposições colectivas, nomeadamente no 1º Lagos Bienal de Arte Contemporânea Vivendo no Limite de Lagos (Nigéria), Capitais de África no La Grande Halle de la Villette, Bienal de Dacar, Exposição Internacional de Arte Contemporânea Africana.
Fez a sua primeira exposição individual “Incantations Enconuters” na Universidade Chiang Mai em 2018. Actualmente, é representado pela plataforma arte do círculo triângulo quadrado.
Natural do Gana, este artista vê sua arte como uma ferramenta que lhe permite transformar as suas lutas e obstáculos em expressões artísticas. “O artista baseia-se em seus sentimentos reprimidos para produzir arte, em busca de sua felicidade interior. Está atualmente buscando calor e hospitalidade. A reminiscência permite-lhe gerir melhor as suas relações humanas e incorporar várias vidas”, diz o www.hors-cadre.fr.
Constânça de Pina