Acontece este sábado, 31 de Agosto, no pavilhão D.Bosco da Escola Salesiana, a partir das 19h30, a 1ª edição do Miss e Mister Verão Tropical. Mais do que um concurso para mostrar a beleza dos jovens mindelenses, este é um projecto que visa sobretudo apoiar as causas sociais e ambientais.
Diego Martins, responsável pela comunicação e pela coordenação dos artistas, relatou num exclusivo Mindelinsite que a iniciativa partiu de Lívio Fonseca e Stefan Santos, e conta com a participação de 17 candidatos, que também apoiam as mesmas causas. Este realça que os organizadores já haviam participado na abertura de outros eventos, daí terem decidido produzir este concurso.
Destaca ainda a presença de Fabrício Cardoso como instrutor, director artístico e responsável por idealizar todo o conceito deste espectáculo, que se transformou num evento que inicialmente tinha como objectivo elevar a beleza, mas acabou fixando em causas sociais e ambientais. Neste sentido, abordaram a Associação de Deficientes Físicos (ADEF), com a intenção de auxiliar crianças em condições especiais.
Igualmente, por o verão ser um período especial, decidiram encorajar a protecção da biodiversidade, através de uma parceria com a Biosfera. “A realização deste concurso tem como finalidade valorizar a autoestima, a beleza, os valores, os princípios e as raízes dos jovens cabo-verdianos e eleger o par que vai representar a ilha de São Vicente num futuro concurso de Miss & Mister Verão Tropical Cabo Verde.”
Diego lamenta, no entanto, não terem conseguido um patrocinador, pelo que o evento conta apenas com receitas do concurso e doações. Em suma, diz, este concurso é fruto de um “djunta mon” de pessoas aleatórias que acreditaram no projecto, que inicialmente foi preparado para ser um “Serão artístico e cultural”, a semelhança de outros realizados no ESAO, mas virou um acontecimento beneficente independente.
Na compra de cada bilhete será entregue 1kg de alimento, que reverterá em cestas básicas para as famílias das crianças afectas a ADEF. Igualmente, todos os artistas convidados participam de forma solidária, diz Diego Martins, que se mostra satisfeito porque, do seu ponto de vista, tem aumentado o número de pessoas com consciencializa social e ambiental.
C/Andrea Lopes