As Ilhas, o mar e a diáspora de Cabo Verde estão representados na exposição “de Dentro e Fora – Coletiva de Artistas de Cabo Verde” – uma parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, com o Centro Cultural de Cabo Verde e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. São 36 artistas e 66 obras agrupadas em sete diálogos improváveis.
A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira 15 de novembro, às 18 horas, 17 horas de Cabo Verde, na sede da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Esta será, entretanto, complementada pela apresentação de 3 salas no Centro Cultural de Cabo Verde, cuja inauguração terá lugar no dia seguinte, 16 de novembro, também às 18 horas.
Trata-se de uma mostra onde estão representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em 7 diálogos improváveis, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes e com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas. A exposição “de Dentro e Fora ‑ Coletiva de Artistas de Cabo Verde” é um contributo no aprofundamento da reflexão sobre as artes plásticas nacionais de Cabo Verde na contemporaneidade e no contexto não só da Lusofonia, mas também do continente africano e do mundo.
A mostra convida o visitante a refletir sobre a condição transnacional dos artistas de Cabo Verde, um país onde a diáspora tem uma marcante e assinalável dimensão, com repercussão inequívoca nas artes plásticas, escreve o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, acrescentado que os autores, na sua produção artística, influenciam e são influenciados não apenas pelas suas raízes, mas também por todo o contexto dos novos países onde vivem ou viveram, pelos quais viajaram e onde produziram suas obras.
Haverá ainda palestras sobre arte, música e actividades culturais. Já a exposição vai estar patente ao público e com entrada livre até o dia 18 de fevereiro do próximo ano, de segundo a sexta-feira na UCCLA das 10 às 18h e, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, 10 das às 17 horas.