O Dia Nacional da Cultura, que se celebra a 18 de outubro, será assinalado em São Vicente com exposições de fotografia “Txiluf” e de pintura “A Grande ilusão” de Marco Bettocchi, lançamento de livro e leitura encenada no Centro Cultural do Mindelo, visitas guiadas e concerto 4º minguante no Centro Nacional de Arte e Design (CNAD), batucada, palestras, de entre outras atividades.
Sob o lema “Cultura para o Futuro”, esta efeméride é celebrada com atividades que abarcam todo o território nacional, segundo uma nota do Governo. Este lema, diz, “apresenta a visão de um sector cultural vibrante e que ajuda Cabo Verde a ocupar um lugar no cenário global, pela particularidade da nossa história e pela riqueza da nossa cultura crioula nascida entre os quatro continentes.”
Uma visão de um sector que alavanca o país para o crescimento da economia, que contribui para a coesão nacional conectando o país com a sua diáspora pela língua e pelas manifestações culturais, acrescenta, realçando ainda que esta é a visão de um sector que contribui para participação cívica, política e social, que promove a excelência e a responsabilidade social através de uma agenda rica, diversificada, ao mesmo tempo com forte identidade e universal.
É com este entendimento que foi preparado um vasto programa, com festividades de literatura, conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, entre outras atividades. Em São Vicente, as actividades concentram no Centro Cultural do Mindelo, no Cesária Évora Academia de Artes e no Centro Nacional de Arte e Design.
Estão agendadas para o dia 18 duas exposições, uma de fotografia, “Txiluf”, e uma de pintura, “A Grande Ilusão”, de Marco Bettocchi, o lançamento do livro “O cabo-verdiano, língua materna da República de Cabo Verde e sua introdução nas escolas do país” – de Dora Oriana Pires, leitura encenada “Um conto da além-pintura ou QUEM GANHAR TEM RAZÃO?” – de Cesare Marcotto no CCM; visita guiada aos conferencistas, à exposição e Concerto 4º minguante no CNAD.
Antes, no este sábado, 15haverá batucada no Caravela, promovida pela Associação Grupo Desportivo e Recreativo Eskedinha, e uma performance artística na Praça Nhó Roque sob a responsabilidade da Associação Sodad Arteatro Escola. Do programa constam, para o dia 16, ainda batucada no Campo de Bitim, com batucada comunidade de Monte Sossego. Para segunda-feira, está prevista a realização de uma palestra sobre o Dia Nacional de Cultura na Escola Secundaria José Augusto Pinto.
No dia 18, Dia Nacional da Cultura, Batucada na Praça D. Luís, Performance Musical “Flauta doce” na Escola Secundaria José Augusto Pinto, de entre outros. Em simultâneo, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde na cidade da Praia recebe o Festival de Literatura em homenagem ao escritor Oswaldo Osório, com a presença de Germano Almeida, haverá visitas gratuitas gratuitas aos museus e monumentos históricos de São Vicente, Sal e Santiago, com entrada gratuita, apresentação do Atlas da Lista Indicativa de CV na UNESCO no Fogo, “Subuka Morna na Kambar di Sol” na Cidade Velha, Patrimônio Mundial, na ilha de Santiago, de entre muitas outras actividades, a decorrer um pouco por todo o país.