Curtas-metragens “Gaza-London” e “The Bomb”, da palestiniana Dima Hamdan, exibidos e debatidos no CCM

A produção palestiniana da sétima arte marca o primeiro ciclo de cinema organizado pelo Centro Cultural do Mindelo, intitulado Eden Cinemateca. Para esta edição, a convidada é a cineasta e roteirista Dima Hamdan, autora das curtas-metragens Gaza-London The Bomb. A exibição acontece no dia 25 deste mês pelas 19 horas, seguida de uma conversa com Hamdan em live streaming, moderada pela atriz e realizadora Louise Heem.

Com 14 minutos de duração, o filme Gaza-London aborda o drama de um filho residente em Londres que perde contacto com a mãe residente na Faixa de Gaza, quando Israel lança um ataque no dia 27 de dezembro de 2008.

“The Bomb”, 21 minutos, sinopse: “Wasim e sua mãe não se dão bem há um tempo. Quando a polícia pede que evacuem sua casa em Berlim por uma noite para escavar uma bomba da Segunda Guerra Mundial que foi descoberta na área, mais sentimentos de raiva e mágoa vêm à superfície”.

Eden Cinemateca, conforme explica CCM em nota, é um espaço dedicado à análise do cinema proveniente de um determinado país ou região. “Cinema como Tema” é, por sua vez, o mote para se debruçar sobre a importância da criação cinematográfica na construção da imagética do referido país. “Para cada edição convidamos um determinado membro desta grande família que vive à volta dos filmes para discorrer sobre um determinado aspeto, desta grande criação.” 

Dima Hamdan, refira-se, é uma cineasta e roteirista palestiniana que atualmente mora em Berlim. Dirigiu alguns curtas-metragens em Londres, Amã e Berlim e actualmente prepara-se para rodar sua próxima curta, “Blood Like Water”, em Jericho, na Palestina.

Sair da versão mobile