A curta metragem “Catxupada”, realizada na formação TXILUF! – Stop Motion na escola básica de São Pedro por um grupo de alunos, foi seleccionada para o 28º Festival Internacional de Cinema Ambiental (CineEco2022). O projecto, desenvolvido no quadro do Cabo Verde Ocean Week, contou com apoio do Ministério do Mar.
De acordo com as autoras e coordenadoras do projecto Txiluf, a curta metragem Catxupada aborda o aumento da presença de plásticos nos mares e a consequente entrada de micro-plástico na cadeia alimentar. “A Cachupa, pratico típico de Cabo Verde, sofreu também alterações nos seus ingredientes”, justificam Lara Plácido e Grace Ribeiro.
O trabalho foi agora seleccionado para o CineEco, que é o mais antigo festival de cinema português dedicado ao ambiente e decorre entre os dias 8 e 15 de Outubro.
Quanto ao projecto Txiluf, afirma, integra desde 2019 o programa do Cabo Verde Ocean Week. Este, dizem, define como principal objectivo aumentar os níveis de literacia do oceano nas escolas básicas e capacitar os alunos com a técnica de cinema de animação Stop Motion.
“Já percorremos várias escolas básicas entre as Ilha de São Vicente e Santo Antão: S. Pedro e Salamansa, Chã de Alecrim, Ribeira Bote, Ribeirinha, Calhau e Ribeira de Calhau. Na ilha de Santo Antão percorremos as escolas do Vale do Paul”, detalha, acrescentando que o projecto beneficiou directamente 136 alunos até os 10 anos, desde 2019.