O Cruzeiros do Norte está a incentivar todos os grupos oficiais de S. Vicente a fazerem ensaios mais “coloridos”, para que possam proporcionar uma maior união e entrega dos foliões na preparação do desfile. O grémio da zona de Cruz começou por dar o exemplo ontem à noite, com a maioria dos membros a comparecer no polivalente trajados de vermelho e branco.
“Sentimos um espírito diferente no ensaio, uma maior entrega, alegria e folia. A cor ‘limpou-nos’ os olhos”, assegura o cantor Edson “Sampê” Oliveira, que também é membro da direção do grupo carnavalesco.
A escolha do vermelho e branco, de acordo com Sampê, está relacionada, por um lado, com as cores predominantes da bandeira do grupo e, por outro, pelo facto de ser uma matiz que todos têm no guarda-roupa. “Desde que cheguei do Brasil que tenho esta ideia, porque vi lá que nos seus ensaios, onde o carnaval é vivido com muita intensidade, todos vestem a camisola do grupo. No entanto, na nossa impossibilidade de oferecer uma t-shirt oficial a cada pessoa, pedimos que se vistam com as cores que nos fazem lembrar a nossa bandeira”, explica o cantor.
Tendo como referência a bandeira, que além de vermelho e branco apresenta o preto e o amarelo, Sampê entende que as cores usadas nos ensaios podem variar a cada semana. Por isso pede a todos os grupos para adoptarem esta ideia, de acordo com a configuração dos seus standards. Desta forma, diz, podem transmitir e reforçar a união dos foliões e trazer um colorido diferente no preparo para o Carnaval. As cores vermelha e branca vão continuar até o fim desta semana nos ensaios do Cruzeiros do Norte.
Sidneia Newton (Estagiária)