A praia da Lajinha será palco no dia 5 de agosto da segunda edição do desfile carnavalesco do Cruzeiros do Norte, evento inspirado na preservação do ambiente marinho. Este ano, segundo Nuno Gonçalves, o grupo pretende duplicar ou triplicar o número de foliões, aumentar o percurso e trazer mais alegorias.
“O projecto está em andamento, os carnavalescos começaram a desenhar as alegorias e fantasias e vamos endereçar convite às escolas secundárias e ao grupo dos professores para se juntarem ao Cruzeiros do Norte”, informa o director de Carnaval do grémio, lembrando que o objectivo é promover a reciclagem de materiais. A performance, acrescenta, será inspirada no tema “sustentabilidade da economia azul” e terá uma música original, como aconteceu em outros eventos do género realizados pelo grupo.
O desfile é, no entanto, uma das vertentes do projecto ambiental do Cruzeiros do Norte. A iniciativa comporta a limpeza de praias de mar e, neste sentido, a direção elencou 16 areais do litoral de S. Vicente que serão beneficiados este ano. Já no próximo mês começa a limpeza da primeira praia. No final será realizado um documentário pela equipa audiovisual do Cruzeiros do Norte.
A primeira exibição aconteceu no dia 6 de agosto do ano passado, num desfile que envolveu 220 figurantes e foi bastante aplaudido pelos mindelenses, que viram nessa iniciativa um reforço do cartaz cultural da ilha de S. Vicente.