‘Contos negreiros do Brasil’ no festival Mindelact

A peça “Contos negreiros do Brasil”, que retrata as múltiplas dimensões do que é ser negro no Brasil e que tem lotado as casas de espectáculo por todo o país, vai ser apresentada em São Vicente no dia 13 de Novembro, no festival Mindelact. A notícia é avançada pela Globo, na sua folha cultural.

Trata-se de uma montagem, com texto de Marcelino Freire que, como revela uma reportagem da Folha de São Paulo, mistura biografia do elenco com factos históricos e políticos. Já o Globo diz que é “um espectáculo-documentário sobre a condição de homens e mulheres cuja cor da pele e cultura determinam a maneira como são vistos, retratados e julgados pela sociedade”.  

Rodrigo França, actor, sociólogo e filósofo, actua como mestre de cerimónia, diz a Folha, apresentando estatísticas das diversas violências raciais brasileiras. Costura a narrativa das personagens ficcionais.

“Na interpretação de Marcelo Dias e Valéria Monã, as personagens em situações das mais diversas ordens nos lembram que por trás da crueza das estatísticas há toda a complexidade de indivíduos”, lê-se no texto da Folha, que realça ainda que França, Dias e Monã também trazem para a cena suas histórias de vida, de forma documental, apresentando fotos e compartilhando memórias, e homenageiam suas ancestralidades.

Com direcção de Fernando Philbert, “Contos negreiros do Brasil”, traz uma encenação objectiva, fortemente inclinada para a denuncia, através do documental, analisa Amilton Azevedo, sobre esta que, tudo indica, será uma das grandes peças teatrais da edição 2019 do festival de teatro Mindelact.

Constânça de Pina

Sair da versão mobile