‘A peça “Contos negreiros do Brasil”, que retrata as múltiplas dimensões do que é ser negro no Brasil e que tem lotado as casas de espectáculo por todo o país, vai ser apresentada em São Vicente no dia 13 de Novembro, no festival Mindelact. A notícia é avançada pela Globo, na sua folha cultural.
Trata-se de uma montagem, com texto de Marcelino Freire que, como revela uma reportagem da Folha de São Paulo, mistura biografia do elenco com factos históricos e políticos. Já o Globo diz que é “um espectáculo-documentário sobre a condição de homens e mulheres cuja cor da pele e cultura determinam a maneira como são vistos, retratados e julgados pela sociedade”.
Rodrigo França, actor, sociólogo e filósofo, actua como mestre de cerimónia, diz a Folha, apresentando estatísticas das diversas violências raciais brasileiras. Costura a narrativa das personagens ficcionais.
“Na interpretação de Marcelo Dias e Valéria Monã, as personagens em situações das mais diversas ordens nos lembram que por trás da crueza das estatísticas há toda a complexidade de indivíduos”, lê-se no texto da Folha, que realça ainda que França, Dias e Monã também trazem para a cena suas histórias de vida, de forma documental, apresentando fotos e compartilhando memórias, e homenageiam suas ancestralidades.
Com direcção de Fernando Philbert, “Contos negreiros do Brasil”, traz uma encenação objectiva, fortemente inclinada para a denuncia, através do documental, analisa Amilton Azevedo, sobre esta que, tudo indica, será uma das grandes peças teatrais da edição 2019 do festival de teatro Mindelact.
Constânça de Pina