Companhias teatrais de 13 países, Cabo Verde incluído, já confirmaram presença na 27a edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), que se realiza de 05 a 13 de novembro deste ano. Este ano, o certame contará com uma extensão na Praia, com uma selecção de espetáculos para os amantes das artes cênicas na Capital.
Com a sua programação definida, a organização anuncia a presença de grupos teatrais de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola, Bélgica, África do Sul, Estados Unidos, Senegal, Togo, França, Quênia, Luxemburgo e Espanha. “Cabo Verde será, de novo, o centro mundial das artes performativas do mundo”, celebra João Branco, que revela ainda a parceria estratégica do Mindelact com a Câmara de S. Vicente, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Cooperação Portuguesa.
Em comunicado, a direcção do Mindelact explica que, depois de em 2020 o festival se ter realizado sob o signo da “resistência”, este ano surge como o da esperança. “Sempre com muito alma, arte e afecto, que nos continuarão a acompanhar, este ano é o ano da esperança de uma recuperação plena da nossa humanidade, da possibilidade de estar e ser em sociedade, numa perspectiva pós-pandemia.”
Neste sentido, estão previstos espetáculos presenciais no Centro Cultural do Mindelo e no ALAIM – Academia Livres de Artes Integradas do Mindelo, programação direccionada para crianças, Teatrolândia, e ainda um leque de propostas de teatro digital e radiofónico. Fica suspensa apenas a programação de teatro na Praça e Festival Off por implicarem aglomerações difíceis de controlar.