Carnaval: Delegacia de Saúde desfila os cuidados com o corpo humano pelas ruas do Mindelo

O grupo da Delegacia de Saúde de São Vicente desfilou na tarde de ontem pelas ruas de morada o enredo “Viagem pelo corpo humano: Universo da Vida”, uma mensagem de gratidão pelo corpo, mas também apelo à prevenção e à valorização da saúde física e mental, e para o reforço do autocuidado, numa sinfonia de cor, alegria e muita dança.

Deu vida a este enredo mais de 300 foliões, maioritariamente profissionais dos diferentes sectores da Delegacia de Saúde de São Vicente, mas também colaboradores do Hospital Baptista de Sousa, das Clínicas Privadas, utentes e amigos. A estes junta-se um andor onde se prestou homenagens aos profissionais de saúde da velha guarda e um tripé com um corpo humano e os seus múltiplos sistemas. 

“O nosso enredo foca nos cuidados com o corpo humano, com cada sistema, seja respiratório, digestivo, circulatório, etc, montados em dez alas. O nosso objectivo era mostrar que todos estes sistemas devem estar equilibrados para que o nosso corpo esteja com saúde”, explica a psicóloga Denise Lima.

Para passar a sua mensagem de forma “muito bem explicadin”, como diz a letra da música, conta que o grupo trouxe 10 alas, começando pelo DNA, que é o código da vida, passando pelos sistemas e os cuidados essenciais. “Por exemplo, dentro do sistema respiratório, falamos da prevenção do tabagismo e da importância do ar puro para os nossos pulmões. Em relação ao sistema digestivo, mostramos a importância de uma alimentação saudável e da hidratação”, detalhou.

 Quanto ao sistema reprodutor, prossegue, mostraram todas as formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Para além destes, o grupo prestou uma homenagem, através de uma ala especial, aos profissionais de saúde reformados que contribuíram para a melhoria da saúde pública em S. Vicente e a continuidade dos cuidados com os novos profissionais.  

“Esta ala estende-se ao nosso andor, onde trouxemos fotografias de alguns profissionais de saúde que já não estão entre nós. Foi a forma que encontramos para recordar e destacar estes profissionais, que impactaram o nosso sistema de saúde”, acrescentou Denise Lima, apontando ainda uma outra ala constituída por cerca de 40 ginastas do Pontão, que se associaram ao desfile.

O enredo, assegura, é do colectivo da Delegacia de Saúde de São Vicente, a música “Curpin te paga” da autoria da médica Cláudia Delgado, que reforça a necessidade do autocuidado e as consequências dos excessos, repetindo o sucesso de 2025. Já a coreografia é de Yannik, mais. Conhecido por Neguinho. 

Grupo de Animação Esplendor de Fonte Filipe

Antes, a animação esteve a cargo de Fonte Filipe, que desceu para o centro da cidade do Mindelo com o tema “Circo”, tema que o grupo tinha guardado na gaveta há mais anos. “Na altura, decidimos cancelar o nosso desfile por falta de verba. Este ano, como não há muitos grupos, resolvemos dar vida à este projecto. Tem sido difícil fazer carnaval de crianças porque todos os anos estou envolvido com Samba Tropical e Flores do Mindelo. Estas crianças merecem”. 

Apesar de nascer na comunidade de Fonte Filipe, o desfile contou com participação de crianças de outras zonas e também de alguns adultos, cada um com trajes montados consoante as suas possibilidades. A música, original, foi escrita por Tuca Morais e interpretada por Elton e Perla. Do programa de sábado constam ainda os desfiles da Escola Portuguesa e da Casa de Criança.  

Sair da versão mobile