O grupo Monte Sossego Mirim reeditou na tarde deste domingo o emblemático enredo “Um One Ne Soncent”, que garantiu o título de campeão aos seniores em 2016. Apesar de pequeno – contou com cerca de 180 foliões, distribuídos por oito alas – as crianças fizeram um desfile animado e colorido, que foi muito aplaudido pelo público que invadiu as ruas de morada.
A escolha não foi aleatória, segundo a presidente Melissa “Mel” Baptista, para quem este é um enredo marcante e a música, da autoria de Constantino Cardoso, muito apreciada, tanto em São Vicente, como na diáspora. “Apresentamos hoje com oito alas: do Carnaval, de mandinga, dos Namorados, cola San Jon, Kavala Fresk, Independência, baianinhas -, porta-bandeira e mestre-sala, rainha de bateria, um carro de som e um andor, com as nossas crianças mais pequenas,” explicou.
Ou seja, afirmou, o grupo se apresentou o completo, excepto pela bateria que a direção preferiu dispensar, tendo em conta que os foliões estão na faixa etária dos dois aos 11 anos.“Apesar da pouca idade das nossas crianças, estamos tranquilos porque temos connosco toda a harmonia do grupo Monte Sossego.”
Outra novidade, segundo Mel, foi a decisão do Montsu de eleger uma direção independente para este grupo infantil, que passa a funcionar como uma escola de formação para a agremiação oficial. “As nossas crianças são o futuro do grupo carnavalesco Monte Sossego. São maioritariamente filhos dos nossos foliões seniores, mas também de amigos e simpatizantes da nossa agremiação.”
A presidente destaca, a título de exemplo, o caso de uma criança que reside na ilha do Sal ,mas todos os anos viaja para S. Vicente nesta altura para participar no desfile do mirim e que promete integrar a agremiação quando crescer. “Todas estas crianças são o futuro do grupo de Monte Sossego.”
Também da zona do Sul veio “Alegria de Campim”, grupo que nos últimos quatro anos esteve fora dos desfiles de animação. Com uma nova presidente – Aline Gomes substituiu a sua mãe ausente em Portugal – o grupo apresentou o enredo “Disney”, tema que esta responsável considera adequado para as crianças. “Trouxemos princesas e super-heróis, e muitas outras personagens, e um pequeno andor da Barbie, sendo que o casal real é composto por crianças com paralisia”, descreveu.
Originário de uma comunidade carente, Aline Gomes explicou que quiseram mostrar o brilho e a alegria do carnaval às crianças da comunidade de Campim.
Conforme a programação, a tarde de domingo previa ainda desfiles dos mandingas de Fernando Pó, Espia, Lixão, Fonte Filipe e Ribeira Bote, Escola de Basquetebol Zé Baia, Mama Gelod e Bateria Ritmo do Norte.
