Carmen Silva no 4° “Concerto com História” na Praceta Dr. Regala 

A jovem cantora Carmen Silva é a convidada do 4° Concerto com História, realizado pela produtora Mariventos esta quinta-feira, 8 de dezembro, na Praça Dr. Regala em São Vicente, no âmbito do projecto “Música Gera Cultura, Música Gera Economia”. 

A praceta Dr Regala é um espaço de memória e de referencia histórico-cultural da ilha de São Vicente, que irá ser apropriada para “Cantar a Nossa História”, conforme faz questão de frisar a Mariventos. Foi construída, acredita-se, em 1941-1942 como tributo ao Doutor Regala, um grande homem, médico e militar, após a sua morte em 1937, com 66 anos. A sua localização foi propositadamente escolhida perto do Hospital, em homenagem ao trabalho que fez como médico da população da ilha.

Ganhou uma nova vida nos anos noventa pela Câmara Municipal e pelo seu Presidente Onésimo Silveira que mandou remodelar todas as praças da ilha. “O Dr Regala veio para Cabo Verde por imposição de serviço, para exercer as funções de médico-tenente do Exército. Passou a viver definitivamente em São Vicente, onde prestou serviços inestimáveis. O ponto culminante foi quando a peste bubónica flagelou a ilha, entre 1920 e 1921, o porto foi interdito à navegação e o Liceu Infante D. Henrique fechou a suas portas. O Dr. Regala não se poupou a esforços até vencer a batalha contra a peste”, escreve o site odyssea.eu

Este informa ainda que SV já rendeu muitas homenagens ao médico. “A cidade do Mindelo rendeu-lhe várias homenagens, sendo a mais notável a do dia 3 de Outubro de 1931, em que lhe foi atribuído  o Colar de Santiago e a respetiva Roseta, pelo governo Central. O Dr. Regala morreu quinze dias depois do falecimento do seu filho Mário, que muito o abalou. Após o enterro, lançou-se a ideia de uma subscrição pública para perpetuar a sua memória num monumento evocativo, criando-se a “Comissão Pró Monumento ao Dr. Regala” logo a 1 de Maio seguinte, cujo presidente foi o Dr. Baltasar Lopes da Silva. O busto lá está, de face voltada para o poente, na praceta que tem o seu nome”, acrescenta.

Na quinta-feira a Mariventos presta mais um tributo com o concerto da jovem cantora Carmen Silva, voz muito conhecida das noites do Caravela, do Festival Baía das Gatas e de São Vicente.

Sair da versão mobile