Cabo Verde será representado na Bienal Intercontinental, evento internacional de carácter artístico com arranque marcado para 19 de junho na Argentina, com um trabalho gráfico desenvolvido pela Associação Olho Largo, sita na Cidade do Porto Novo. Um dos 365 trabalhos selecionados entre 21.708 submissões, o poster foi criado para o projecto de educação ambiental Txiluf, no âmbito da Ocean Week, organizada pelo Ministério do Mar.
A imagem gráfica, segundo a Associação Olho Largo, tem a particularidade de ter sido pensada e elaborada com plástico retirado da praia da Cova d’Inglesa (Covi), em São Vicente, com o objectivo de sensibilizar e alertar o público para as questões ambientais, sobretudo ligadas ao oceano. “O Oceano é parte integrante da identidade sociocultural cabo-verdiana e representa uma vasta área de recursos, saberes locais e tradicionais de elevada relevância para o país”, frisa a referida organização em nota remetida ao Mindelinsite.
Sobre o projecto Txiluf (mergulho, em crioulo), esclarece o comunicado, goza de uma experiência acumulada e sistematizada desde 2018, assumindo vários formatos “sempre no sentido de contribuir e reforçar a educação ambiental com ênfase na literacia do oceano em Cabo Verde”. A iniciativa, prossegue, tem sido desenvolvida com a intenção de aliar várias literacias – como a mediática e visual -, com a projeção de cinema de animação e produção de 20 de curtas-metragem realizadas por estudantes de 13 escolas básicas/secundárias das ilhas de São Vicente, Santo Antão e Fogo.
As curtas-metragens têm sido selecionadas e premiadas para Festivais Internacionais de Cinema (Portugal, Espanha, Chile, Nigéria, Brasil e EUA) com destaque para a nomeação para Melhor Animação no Student World Impact Film Festival (EUA) – 2023. São igualmente escolhidas para ações educativas nas escolas de Cabo Verde e para eventos pedagógicos no âmbito da educação e sensibilização para o ambiente, como o BioBlitz, que se realiza anualmente no Museu de Serralves, no Porto.
A Bienal Intercontinental será inaugurada na cidade argentina de Buenos Aires em 19 de junho, seguindo depois para o Brasil, Panamá e Puerto Rico e restantes continentes com data a definir.