Um total de 40 artesãos nacionais foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), através do Accelerator Lab Cabo Verde e o Centro Nacional de Artesanato e Design para uma formação, no quadro do projecto Artcraft – Digital Literacy. Em São Vicente, a formação começa amanhã, terça-feira, e vai decorrer na Biblioteca Municipal.
A formação, segundo uma nota enviada ao Mindelinsite, é fruto de um acordo de parceria assinado entre o PNUD, o Accelerator Lab e o CNAD, este tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Visa a implementação “Artcraft-Digital Literacy”, projeto de formação em ferramentas digitais e redes sociais que tem como objetivo elevar a literacia digital dos artesãos e criar lojas online de venda de produtos artesanais.
Neste sentido, foram selecionados 40 beneficiários com base em critérios definidos pelo PNUD, sendo um deles a inscrição para Reconhecimento Profissional do Artesão, na plataforma digital do SIArt – Sistema Integrado do Artesanato. “As actividades serão realizadas em S. Vicente e Santiago”, refere, realçando que, por contra da situação de contingência, os artesãos foram divididos em grupos tanto para a formação no Mindelo como na Praia.
Assim, o primeiro grupo em São Vicente inicia as actividades amanhã, 17, e vai até o dia 20 de agosto e, o segundo, de 24 a 27. Em Santiago, as formações vão acontecer no Palácio da Cultura Ildo Lobo, nos dias 7 a 10 de setembro para o primeiro grupo e de 14 a 17 do mesmo mês para o segundo. A organização alerta ainda para o uso obrigatório de máscaras.