Alliance Française acolhe exposição de crochê de Filomena Silva

Está patente na Alliance Française do Mindelo até o dia 10 de dezembro uma exposição de brincos e colares em croché da artesã Filomena Silva. As peças, explica, foram apresentadas na feira URDI 2020 e tiveram muito boa aceitação.

Em conversa com o Mindelinsite, esta artesã mindelense revela que a ideia de fazer brincos e colares em croche surgiu após a sua reforma. Queria apresentar um produto diferente ao mercado. E o resultado foi a exposição do seu trabalho em sua casa durante a URDI 2020. 

“O meu trabalho foi bem aceite pelo público de S. Vicente. Conseguiu vender muitas peças, tanto que decidi estender a amostra para a Alliance Française do Mindelo depois da URDI. Aproveitando esta quadra festiva, as pessoas podem vir aqui adquirir algumas peças e oferecer um presente diferente este Natal”, diz Filomena Silva, mais conhecida por “Filó d’ Cabnave”.

Esta artesã garante que toda a sua vida esteve envolvida com o artesanato, tendo em conta que a mãe foi uma artista de “mão cheia” durante toda a sua vida. “Minha mãe fazia costura, bordados e rendas. Aprendi um pouco de tudo com ela. Aproveitava as minhas horas vagas para fazer alguns trabalhos, que oferecia às minhas amigas”, declara. 

Foi através dos incentivos das amigas que gostavam das peças que fazia que decidiu investir nesta arte, sobretudo depois que foi para reforma e ficou com mais tempo livre. E está agora a ver o resultado deste esforço.

Lidiane Sales (Estagiária)

Sair da versão mobile