A Alliance Française do Mindelo abriu o seu espaço para acolher 4 dias de sessões cinematográficas temáticas, enquadradas na celebração de “La fête du court métrage”. Este evento, explica a Alliance, é uma oportunidade para o Instituto Francês reforçar o seu apoio às curtas-metragens francesas a nível internacional e promover novos programas cinematográficos destinados a projeções públicas, intercâmbios artísticos e diversidade cultural.
As sessões começaram ontem, com a projeção de cinco curtas metragens associadas ao tema La 3ème scène de l‘opera de paris. “Na Opéra National de Paris, a criação nunca para e não conhece limites. Nesse sentido, a Ópera de Paris criou o 3º palco, um espaço de experimentação onde artistas de todas as origens são convidados a estabelecer ligações com o mundo artístico”, enfatiza nota da AFM.
Para hoje, 25, o público poderá apreciar mais 4 curtas, uma noite de cinema consagrada à temática Les courts de la cinematheque Afrique, com projeção dos trabalhos de diversos cineastas do continente africano. Amanhã, 26, serão exibidas três curtas e duas no quarto e último dia, sempre a partir das 19 horas e 30 minutos.
A “Fête du court métrage” termina com a temática Différent, et alors reservada para os 26 e 27. Este assunto apoia-se na convicção de que não há mais o que provar e que as diferenças de cada um fazem a riqueza de todos.
Este evento acontece a nível internacional pelo quinto ano consecutivo no mês de março, agora com a parceria da Aliança Francesa e Embaixada de Franca em Cabo verde.