A jovem dupla Giselle “Gi” Mendes e Stefan dos Santos faz hoje a sua estreia pública como criadores de moda num desfile na rua pedonal do Mindelo, organizado pela agência de talentos CV Stage. São vinte peças a serem apresentadas num show de uma hora por igual número de modelos cabo-verdianos e que foram produzidas em apenas dois dias.
Apesar do tempo apertado, Gi e Stefan mostram-se orgulhosos do resultado. A dupla, que trabalha basicamente com customização de roupas, apostou mais em vestidos casuais. Segundo Stefan, cada modelo levou uma peça do seu guarda-fatos e fizeram uma recriação única.
O convite para essa apresentação partiu de Eliane Graça, dona da CV Stage, uma agência criada em S. Vicente para captar e promover talentos em todas as áreas. Professora na Universidade do Mindelo, diz que vive numa “mina de ouro” no tocante a talentos. “Estou a fazer referência a jovens talentosos nas áreas da dança, música, moda, fotografia, desporto, culinária, etc., mas que precisam de uma oportunidade para serem conhecidos”, ilustra Eliane Graça.
Em relação a moda, a CV Stage tem apostado na realização de desfiles na rua pedonal, com o intuito de revelar novos estilistas e mostrar os modelos residentes na Cidade do Mindelo. “Acabamos todos por ganhar: a minha agência faz a sua promoção, os estilistas divulgam as suas criações, os modelos brilham nas passarelas e essa área comercial ganha mais movimento”, comenta Eliane Graça, que tem estado a transformar a referida rua em passarela desde o ano passado, numa parceria com a Taverna.
Este ano já levou 3 desfiles para a rua pedonal e o quarto acontece hoje à noite, a partir das 20 horas, com a divulgação das criações da dupla Gi e Stefan. Segundo Eliane Graça, decidiu apostar nestes jovens porque conhece a qualidade dos seus trabalhos, eles que estiveram envolvidos no desfile do festival Kavala Fresk deste ano.
O caminho entre os dois cruzou-se com mais intensidade quando Stefan pediu a ajuda de Gi num trabalho que estava a fazer. “Logo de seguida, a Agência CV Stage convidou-nos para um desfile. Tivemos apenas dois dias para preparar as roupas, mas conseguimos mesmo assim entregar um produto que agradou ao pessoal. A partir desse dia entendemos que devíamos continuar a trabalhar em parceria”, conta Giselle, 21 anos, jovem costureira que começou a explorar o seu talento aos 15 anos de idade. Há, no entanto, apenas dois anos que esta modelo passou a publicar as suas roupas com assiduidade no Instagram. Tem sido abordada por clientes, que lhe mostram as roupas que querem customizar, discutem as ideias e cria uma nova peça.
Giselle trabalha mais com a clientela feminina, enquanto Stefan prefere o público masculino. Trocam, no entanto, ideias e festejam os resultados obtidos. “Descobri esta paixão desde criança, quando via a minha avó fazendo bordados, rendas e a costurar. Entretanto recebi um desafio num grupo de teatro para criar o meu próprio figurino. Foi o meu primeiro contacto com uma máquina de costurar e não parei desde esse dia”, revela Stefan dos Santos, 23 anos de idade, que passou a criar peças exclusivas para si. Desde então, tem customizado roupas dos amigos e fez um figurino usado pelo rapper Batchart num videoclipe.