27 jurados para avaliar os quatro grupos do Carnaval d’Soncent

Este ano, o Carnaval do Mindelo conta com 27 jurados efetivos e 9 suplentes, cujas identidades foram reveladas no website da Liga que organiza os desfiles, e estarão posicionados em três cabines distribuídos ao longo do percurso, para avaliar os quatro grupos em prova. Este número é considerado pela direção da Ligoc-SV uma das melhorias do evento, que dá mais credibilidade e transparência ao resultado.

Convidamos pessoas formadas em várias áreas com capacidades técnicas e artísticas diversas para constituir o nosso corpo de jurados. Cada item será avaliado por três jurados, mas o rei e a rainha serão apreciados por 9 jurados ao todo”, afirma António Faria, o vice-presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente.

Vários critérios serão postos em prova e a pontuação estará entre os 8 e 10 valores. Neste sentido, os aspectos mais preponderantes na qualificação dos grupos serão as décimas subtraídas por algum defeito de cada critério avaliado. “Partimos do princípio que, se o grupo tem capacidade para estar a desfilar no concurso oficial, é porque é bom, por isso partirá para a avenida com a nota máxima de 10”, explica esse membro da Ligoc, enaltecendo que a urna com a votação de cada jurado será enviada para a CMSV e os resultados tornados público na tarde do dia seguinte.

Problemas nos bilhetes das bancadas

A escassos dias do desfile oficial, a Ligoc deixou transparecer esta manhã que tem enfrentado problemas logísticos, como no transporte dos materiais para São Vicente, o que provocou um atraso na conclusão das bancadas. Isto quando começou uma correria aos primeiros ingressos colocados à venda.

A organização perspectiva disponibilizar 4500 lugares nas bancadas, com 700 na Rua de Lisboa, 1700 na rua Machado e 2100 na Praça Nova. Os lugares só serão vendidos após o término das bancadas, uma cautela que visa evitar a venda de bilhetes superiores aos lugares disponíveis. Para tranquilizar os mindelenses, a organização assegura que a base de madeira como suporte das bancadas é algo normal, que não belisca a segurança das estruturas. “O piso é irregular e por isso recomenta-se que se coloque algo por baixo. Além disso vi em vários lugares, como é o caso do Brasil, bancadas suportadas com pedaços de madeira”, acrescenta Marco Bento.

Transmissão do carnaval em Direto

Desde o arranque de criação da Ligoc-SV, a intenção, de acordo com os seus dirigentes, tem sido internacionalizar o Carnaval. “Isto vai ser concretizado este ano com a transmissão em direto através de algumas plataformas com da Unitel T+ e pela TCV. Em termos internacionais, temos a grande novidade que é a transmissão ao vivo em todos os canais da Trace TV, que é um canal de música com sede em Paris, que transmite em todos os continentes, com mais de 2 milhões de assinantes”, afirma Bento. Além disso, garante a transmissão para os países lusófonos será assegurada pela RTP África.

No tocante aos grupos de animação, o prémio Kakoi vai ser atribuído de novo este ano, segundo Irlando Ferreira, Diretor do Centro Nacional de Artesanato do Mindelo. “Vamos premiar a mensagem dos grupos espontâneos, o conteúdo, o impacto no público, a criatividade e por isso, queremos propor à Camara de S. Vicente que o prémio seja entregue logo na quarta feira, juntamente com a atribuição dos prémios aos grupos oficiais”, sugere Ferreira.

Os desfiles terão início amanhã, sexta-feira, com os jardins infantis e as escolas. A festa do carnaval de São Vicente termina com o enterro, feito pelos mandingas no Domingo, daqui a onze dias.

O tradicional baile de Carnaval na Rua de Lisboa contará com a presença do cantor, compositor e percussionista brasileiro Tunico da Vila, Constantino Cardos, Gay e Banda.

Sidneia Newton (Estagiária)

Sair da versão mobile