Todas as ilhas já receberam as primeiras doses da vacina Pfizer e iniciam amanhã o plano local de vacinação contra a Covid-19. Os medicamentos foram transportados por um pequeno avião disponibilizado pelos Estados Unidos, que está a apoiar Cabo Verde nesse processo.
O aparelho iniciou as viagens pelas 8:30 de hoje, dia 18, e transportou as vacinas para as ilhas do Fogo, S. Vicente, S. Nicolau, Sal, Boa Vista e Maio. Já as ilhas de Santo Antão e Brava foram fornecidas a partir de ligações marítimas a cargo do Governo.
Conforme comunicado da representação diplomática dos Estados Unidos, o avião parou em cada ilha por cerca de 20 minutos, entregou os refrigeradores exigidos com vacinas para o Governo ou funcionários da saúde e partiu para a ilha seguinte, até a operação estar concluída. Adianta essa embaixxada que o mesmo avião irá apoiar a entrega da segunda dose da vacina da Pfizer em abril.
“É com estes carregamentos que as nossas duas nações, juntas, marcam o início do fim da pandemia Covid-19 em Cabo Verde“, frisa a Embaixada dos EUA. Esta cooperação, acrescenta, baseia-se noutros apoios que o Governo norte-americano forneceu para responder à pandemia no arquipélago, incluindo uma doação de desinfetante para as mãos e máscaras faciais, $200,000 em apoio à UNICEF e 1.5 milhões de dólares para apoiar a resposta económica de Cabo Verde à crise.