Análises em 929 amostras permitiram detectar nas últimas 24 horas mais 148 pessoas infectadas pelo víru da Covid-19 em Cabo Verde, 14 das quais em S. Vicente. Este concelho, que até ontem tinha 23 infectados oficiais, passou a ter 36, já que foi dada alta a um paciente.
Praia foi o concelho onde surgiram, de novo, mais contaminados. Em 447 exames foram encontrados 111 positivos. A Capital tem neste momento 276 casos activos, visto que cinco pessoas foram dadas como recuperadas da doença.
A cidade da Praia é o centro urbano com mais activos, seguida do Sal (47), S. Vicente (26) e Boa Vista (20). Concelhos como S. Salvador do Mundo, Tarrafal de Santiago, S. Miguel, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo e Brava continuam livres do novo coronavírus, enquanto S. Lourenço dos Órgãos e Tarrafal de S. Nicolau têm 1 caso activo respectivamente, Santa Cruz tem dois, assim como R. Grande de Santiago, S. Domingos e S. Filipe.
Num dia em que 24 pacientes ficaram curados da enfermidade, os casos activos saltaram para 467 a nível nacional.
Este novo aumento de infectados acontece em plena quadra natalícia, caracterizada normalmente por uma maior circulação de pessoas nos centros urbanos e espaços de convívio. Em S. Vicente, a sociedade está dividida sobre a realização da festa de S. Silvestre na Rua de Lisboa, que normalmente reúne milhares de pessoas. O Delegado da Saúde de S. Vicente, recorde-se, chegou a desaconselhar a realização desse evento devido a tendência para o aumento de contaminados. Entretanto, o edil da Câmara de S. Vicente assegurou que o convívio irá acontecer, mediante aplicação de medidas de segurança sanitária, uma delas a apresentação do certificado de vacinação para acesso à Rua de Lisboa. O artista Djodje será a maior atração do espectáculo que marca a passagem de ano na cidade do Mindelo.
Entretanto, vários países estão preocupados com a explosão de casos atribuída à nova variante da doença apelidada de Ómicron, que tem uma maior capacidade de contágio. O impacto tem sido devastador nalguns países, que decidiram tomar novas medidas preventivas. Por conta da Ómicron, mais de 5.600 voos foram cancelados pelas companhias aéreas de todo o mundo neste fim-de-semana de Natal, face à sua propagação, segundo dados do wesite FlighAware.