Covid-19: Número de doentes recuperados supera casos activos

O número de doentes recuperados da infecção pelo novo coronavírus em Cabo Verde desde o inicio da epidemia superou hoje os casos activos. São neste momento 1063 pessoas que já tiveram alta hospitalar, contra 986 doentes activos, dos quais 282 estão em internamento domiciliar, informou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia. 

Durante este período – março a julho -, cerca de 50 profissionais de Saúde testaram positivo, incluindo alguns do sector privado e outros que foram infectados a nível comunitário. “Já tivemos um total de 38 gravidas com PCR positivo, dos quais 15 continuam activas e 23 recuperaram. Destes 17 foram diagnosticados no concelho da Praia, 11 no Sal e 1 em S. Vicente”, detalhou Artur Correia, lembrando que o caso de S. Vicente foi uma gravida evacuada do Sal, mas que foi diagnosticada em na ilha do Porto Grande. 

Foram ainda registados um caso de uma grávida em Assomada e duas em Santa Cruz. Fazendo um balanço das últimas semanas, o DNS informou que houve um pico de 341 casos, passou para 267, depois 264. Ontem os dados apontavam para 181, o que mostra uma tendência decrescente da epidemia em Cabo Verde, de acordo com Artur Correia. 

“Esta mesma tendência se verifica também no concelho da Praia em que tivemos 145 casos, passou para 142, depois 134 e 93 na semana que terminou ontem”, exemplifica o DNS, destacando a tendência decrescente também na capital. Já em relação a ilha do Sal, Artur Correia revela que foram registados 119 casos, baixou para 60, aumentou para 71 e na semana que terminou ontem, domingo, foram notificados 26 casos de covid-19.

Um total de 15 pessoas estão internadas no isolamento hospitalar, das quais 7 estão no Hospital Regional Santa Rita Vieira, interior de Santiago. Destes um está em estado instável. Trata-se de um indivíduo do sexo masculino de 67 anos. No Hospital Regional Ramiro Figueira na ilha do Sal estão três pessoas internadas e, segundo Correia, todos estão estáveis. 

No Hospital Agostinho Neto estão cinco pessoas internadas, dos quais um indivíduo de 33 anos em estado “preocupante”. Os restantes estão estáveis. Há ainda quatro casos suspeitos internados a espera do resultado PCR. 

“Dos 986 doentes activos internados, 262 estão em casa”, acrescenta o Director Nacional da Saúde, no dia em que foram registados mais 11 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, 8 em Santa Catarina, 1 em São Salvador do Mundo, 1 no Tarrafal de Santiago e 1 na ilha do Sal.

Quanto aos dados de hoje, dos 208 exames recebidos, somam-se 28 casos novos positivos -18 na Praia, 3 em Santa Catarina, 2 em Santa Cruz, 4 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em S. Domingos -, 23 doentes recuperados (Praia 19, Santa catarina 1, São Miguel 2, Tarrafal 1). Com esta actualização, Cabo Verde chega a 2071 casos positivos acumulados e 21 óbitos.


Sair da versão mobile