Cabo Verde vai continuar em situação de calamidade por mais 15 dias

Cabo Verde vai continuar em situação de calamidade por mais duas semanas, apesar dos sinais de abrandamento da contaminação a nível nacional do virus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19. Porém, o Executivo não quer dormir à “sombra da bananeira”, pelo que preferiu jogar pelo seguro. Como enfatiza a resolução n. 73, de 13 de julho, nesta fase de retoma das actividades económicas e sociais é importante “manter o nível de prudência” e “elevar Cabo Verde a um patamar mais sustentável de segurança sanitária”.

“Finda a vigência da resolução n. 65/2021, de 21 de junho, e não obstante se manter a tendência positiva de evolução da situação epidemiológica no país, entende o Governo que as razões de fundo que levaram a que fosse decretada a situação de calamidade nas ilhas de Sto Antão, S. Vicente, S. Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava ainda se mantém válidas”, diz a nova resolução, que entra em vigor amanhã.

Deste modo, prossegue o poder central, faz sentido prorrogar a situação de calamidade por forma a enquadrar a manutenção das medidas de prevenção e contenção que têm vigorado na presente conjuntura, no âmbito do princípio da precaução em saúde pública. As medidas de restrição continuam a ser as aplicadas na resolução anterior.

Sair da versão mobile