A passista brasileira Iara Cassano está a ministrar aulas de ‘samba no pé’ em São Vicente, no quadro de uma parceria com a Staff Promo. Mais de 54 alunos participaram esta semana nas aulas, que acontecem na Escola Técnica do Mindelo e vão até o dia 27 de julho e são gratuitas.
Ao Mindelinsite, esta passista sambista da emblemática escola de samba do Rio de Janeiro, Salgueiro, conta que chegou à ilha de São Vicente no dia 24 de junho e as aulas iniciaram logo de seguida. “Esta semana participaram das aulas, que estão a acontecer na Escola Técnica do Mindelo, 54 alunos. Temos três aulas semanais, segunda, quarta e quinta-feira, das 19 às 21 horas”, diz.
Segundo Iara Cassano, tem sido uma experiência muito interessante, sendo que as aulas de terça e quarta-feira são para os alunos mais avançados, isto é, que já desfilam no Carnaval de São Vicente e que querem apenas aprimorar as suas técnicas, enquanto as de quinta-feira são direcionadas para iniciantes. “Mas temos tido pessoas mais avançadas nas aulas dos iniciantes e vice-versa. As pessoas têm ido um pouco consoante a sua disponibilidade”, sublinha.
A faixa etária, explica, tem sido muito diversa, com pessoas idosas, jovens e crianças. “A aula é aberta. O nosso objectivo é contribuir para o desenvolvimento da dança do samba em São Vicente: aprimorar para as que já desfilam e aproximar novas pessoas que gostam do carnaval, mas não participam porque não sabem ou têm vergonha de dançar. É uma forma de iniciarem e se prepararem para os próximos desfiles”, diz Iara Cassano, que afirma ter encontrado muitas pessoas talentosas em São Vicente.
Aliás, a sua expectativa é, no término desta formação, fazer uma apresentação pública para os alunos mostrarem o que aprenderam em pouco mais de um mês. “Ainda não sei onde vamos fazer esta apresentação. Mas vai acontecer. É uma forma de nos confraternizarmos”, promete esta professora-passista, que esteve em São Vicente no ano passado por sua conta, conheceu os grupos carnavalescos e agora veio à convite da Staff Promo para, durante um mês, ministrar esta formação.
“Vou ficar aqui no Mindelo durante dois meses, vim em junho e regresso ao Brasil em agosto. Venho de uma digressão. Saí do meu país em maio para ministrar aulas de samba num festival em Istambul, na Turquia. Depois fiz dois workshop na França (Marseille e Paris) e um outro em Munique na Alemanha”, conta Iara que decidiu fechar a sua tournée em S. Vicente.
A entrevistada do Mindelinsite justifica a sua opção pelo “gosto” que desenvolveu por esta ilha onde, afirma, as pessoas gostam do samba e da cultura brasileira. “Nasci numa família de sambistas. Então, para mim é uma honra trazer um pouco da cultura da minha família e do meu povo para aqui, onde as pessoas amam tanto o Carnaval. Por isso mesmo, as aulas são gratuitas”, finaliza.