MCIC visita estaleiros dos grupos oficiais do carnaval de S. Vicente antes do arranque dos ensaios

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, visita na tarde de segunda-feira, 20 de janeiro, os estaleiros dos grupos oficiais de carnaval de São Vicente, numa altura em que as agremiações preparam o arranque dos ensaios. Augusto Veiga vai aproveitar a sua estada na ilha do Porto Grande para assinar um protocolo com o Kavala Fresk Feastival (KFF).

A visita do governante enquadra-se no âmbito da deslocação de Augusto Veiga à ilha de São Vicente e da garantia que o titular da pasta da Cultura tinha dado aos responsáveis dos grupos, na última reunião realizada em Mindelo, para conhecer os trabalhos, os estaleiros e a dinâmica que antecede a festa do “Rei Momo”, segundo uma nota de imprensa enviada à redação do Mindelinsite.

Conforme a programação, a visita inicia-se pelos estaleiros do Vindos do Oriente ao lado do Itom na Ribeira de Julião, seguindo do Flores do Mindelo (Mercado de Monte Sossego), Cruzeiros do Norte (Av. Alberto Leite) e Samba Tropical. Não consta da programação visita ao grupo Monte Sossego. 

Estas visitas antecedem as atividades que estão a ser preparadas pelas agremiações para marcar a largada para o Carnaval 2025. Por exemplo, Cruzeiros do Norte vai marcar o início dos ensaios com a realização de um assalto no próximo dia 25 de janeiro, partindo da rotunda do mercado da Ribeirinha em direção ao polivalente da Cruz João Évora. 

“Com este assalto, queremos chamar os foliões para se inscreverem para participar no nosso desfile oficial. Mas este ano queremos fazer algo diferente, o assalto será seguido de animação com DJ, dança e outras atividades no nosso pavilhão. Por exemplo, iremos aproveitar para dar a conhecer os desenhos dos trajes das diferentes alas”, explicou o presidente, Jailson Juff. 

O Vindos de Oriente pretende recepcionar os seus foliões no dia 01 de fevereiro, com uma festa no Castilho, para anunciar o início dos ensaios. Já o grupo carnavalesco Monte Sossego marcou uma “Gala dos Índios Dourados” para o dia 25 de janeiro, no restaurante Sodade, para marcar os 40 anos de “pura elegância”  e o arranque das atividades do Carnaval 2025. 

Enquanto isso, o grupo Flores do Mindelo anuncia a apresentação do seu enredo para o dia 24, no Mansa Marina Hotel, ex-Pont’ Água, enquanto que o Estrelas do Mar, que já deu a conhecer o seu tema para a imprensa, está a preparar uma apresentação do mesmo para o público em geral. 

Em suma, Carnaval de São Vicente ganha nova dinâmica a partir desta segunda-feira, até o seu ápice na primeira semana de março, mais precisamente na segunda, 3 de março, com o desfile da Escola de Samba Tropical, terça-feira, 05, data do corso oficial e quarta de cinza, dia do anúncio dos resultados. 

Sair da versão mobile