Dois bonecos gigantescos de fisionomia africana surpreenderam quem foi ontem à tarde ver o Carnaval de animação na cidade do Mindelo. “Suzy” e “António” são, na verdade, duas marionetas construídas pelo grupo “Big Alguém”, liderado pelo francês Gerome Dalmas, que este ano resolveu enriquecer a festa do Rei Momo em S. Vicente.
“Atribuímos ao grupo o nome ‘Big Alguém’ porque são grandes pessoas representadas em marionetas”, revela Gerôme, que viveu algum tempo na cidade do Tarrafal de Santiago, onde arranjou muitos amigos e construiu “Suzy”, que representa a peixeira santiaguense. Entretanto, resolveu vir brincar o Carnaval em S. Vicente e “concebeu” António, um indivíduo tarrafalense.
Para chegar a Mindelo, cidade que conheceu em 2021, contactou o amigo Rubens Cabral, residente na ilha de S. Vicente. Segundo Rubens, achou a ideia genial e fez a sua parte para concretizarem o projecto.
“Gerôme esteve em S. Vicente antes, onde fez alguns workshops interessantes. Ele trouxe uma das marionetas e construiu a segunda em S. Vicente. E estamos todos satisfeitos por ver o efeito que esta representação está a provocar”, comenta o jovem.
Esta é a primeira experiência do francês no Carnaval d’Soncent, visto que em 2021 a festa foi cancelada. Para ele, o povo mindelense tem a cultura no sangue e o Carnaval é uma manifestação popular sem discriminação de raça, religião e posição social.