O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), disponibilizou dois mil contos aos grupos de carnaval de São Vicente e de São Nicolau. Do montante, 1.250 contos será entregue a Liga Independente do Carnaval de São Vicente (Ligoc-SV) e 750 aos três grupos da ilha de Chiquinho, Copa cabana, Brilho da Zona e Estrela Azul, cabendo a cada um a quantia de 250 contos.
O MCIC justifica dizendo que o surgimento do vírus da SARS-Cov-2 (Covid-19) implicou o cancelamento de todas as atividades culturais que pressupõem aglomeração e, consequentemente, o risco de uma alta taxa de transmissibilidade a nível comunitário. Por conta disso, os grupos de carnaval foram obrigados a suspender todo o investimento realizado para a festa do “Rei Momo”.
“Após dois anos de cancelamento, ciente do papel relevante do carnaval na dinamização cultural, social e económica de São Vicente e São Nicolau e, também, no setor turístico em Cabo Verde, o Governo, através do MCIC e em concertação com os dirigentes dos grupos das duas ilhas, decidiu manter o montante de 10 milhões de escudos cabo-verdianos, inscritos no Orçamento do Estado para o ano económico de 2022 (OE’22), para apoiar o carnaval”, afirma.
De acordo com a tutela, o montante será canalizado para acções formativas, workshops, entre vários aspetos relacionados com a organização do carnaval e no empoderamento dos grupos a nível de captação de recursos materiais. Serão contemplado nesta primeira tranche, informa, os grupos de carnaval enquadrados no edital Carnaval Factory (São Vicente e São Nicolau), realizado entre 2016 e 2019.
“O MCIC vai atribuir um montante de 1.250 contos, através da Liga Independente dos Grupos Oficiais de Carnaval de São Vicente (LiGOC-SV) e de 750 contos aos três grupos de de Ribeira Brava – Copa Cabana,Brilho da Zona e Estrela Azul -, sendo que cada um receberá o montante 250 contos”, detalha.
Este remate dizendo que o MCIC Ministro irá realizar, a próxima semana, um encontro com dirigentes dos grupos da cidade da Praia para perceber os impactos da pandemia da Covid-19 e anunciar o apoio que para este ano.