Carnaval de S. Vicente ultrapassou as expectativas, segundo ministro Augusto Veiga 

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas garantiu à imprensa, logo após a primeira volta dos desfiles oficiais pelas ruas do Mindelo, que este ano o Carnaval de São Vicente ultrapassou as expectativas. Segundo Augusto Veiga, os grupos Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo fizeram um grande trabalho. Este aproveitou ainda para anunciar que o Governo está a negociar com a China a construção de estaleiros para garantir melhores condições aos grémios da ilha do Monte-Cara. 

O governante mostrou-se particularmente satisfeito com a evolução do grupo Flores do Mindelo que, segundo Veiga, apresentou um dos maiores desfiles que já viu, quiçá o seu melhor de sempre. “Foi o melhor desfile do grupo Flores do Mindelo que vi nos últimos anos. O Cruzeiros do Norte apresentou um enredo excelente, que foi muito bem trabalhado. Devemos elogiar estes dois grupos que demonstraram aqui o seu amor pelo Carnaval e por São Vicente”, afirmou. 

Relativamente à polémica e, principalmente sobre as reivindicações dos emblemas que ficaram de fora do Carnaval este ano, em particular a nível da logística, Augusto Veiga anunciou que o Governo está a negociar com a Embaixada da China a construção dos estaleiros para os grupos carnavalescos.  “Já temos projeto, orçamento e pelo menos duas opções de localização. Há um diálogo entre a Ligoc-SV e a Câmara de São Vicente para a escolha do espaço definitivo. Estamos à procura de financiamento e há vontade do Governo para avançar o mais rápido possível. Vamos esperar a poeira assentar, ver a posição dos grupos daqui para frente e, a partir daí, avançar com o processo.”  

Em dois anos, assegurou, o Governo aumentou em quase 100% os valores financeiros disponibilizados para o Carnaval, tanto em São Vicente como em todo o resto do país. E há abertura para o diálogo com os grupos para trabalhar e melhorar este sector, tendo em conta a sua importância turística e cultural. 

“Estamos abertos para ajudar os grupos a melhorar as suas condições. Falta também estes quererem dialogar com o Governo porque até agora não houve qualquer tentativa neste sentido. Sempre mostramos disponíveis porque sabemos do impacto do Carnaval em São Vicente e o que representa para os nossos imigrantes, para o turismo e para a economia da ilha”, acrescentou.  

Para o governante, esta é uma festa do povo e o Governo só quer o seu bem, por isso continua aberto para trabalhar com todos para melhorar a organização e as condições de trabalho dos grupos. 

Sair da versão mobile