OnePlus desativa raio-x de celular que permitia ver através das roupas

A fabricante chinesa OnePlus decidiu desativar um filtro para câmera de celular que seria capaz de ver por trás de objetos e roupas, tal qual um raio-x. A função chamada de Photochrom está presente no OnePlus 8 Pro, um dos modelos mais recentes da marca. Ela foi criticada após especialistas descobrirem que a câmera do dispositivo revelava componentes interno de aparelhos como videogames, controles remotos e Apple TVs.

Em entrevista para o portal Abacus News, a empresa explicou que o sensor da câmera do OnePlus 8 Pro funciona para capturar luz infravermelha, atingindo pontos que o olho humano não consegue enxergar. Além disso, a eficácia do efeito raio-X em determinados materiais depende de fatores como iluminação e espessura do objeto fotografado.

A companhia diz que a funcionalidade auxilia os usuários na produção de fotos com efeitos curiosos, como árvores que parecem brancas em vez de verdes. “Nos cenários do cotidiano, a maioria dos objetos, incluindo roupas ou até mesmo um pedaço de papel de seda, não é transparente”, disse um representante da empresa ao portal.

A OnePlus pediu desculpas aos usuários por criar preocupações com a privacidade e confirmou que desativará o filtro Photochrom em uma semana. A companhia também prometeu que apresentará em breve uma solução para oferecer o filtro novamente aos usuários do One Plus 8 Pro.

C/Globo.com

Sair da versão mobile