A convite do Ministério do Turismo, o fotógrafo Zé Pereira vai mostrar a “alma” e o “charme” das ilhas cabo-verdianas na Reunião Regional da Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (OMT) e no Fórum Mundial do Turismo sobre o Investimento Turístico em África, numa exposição composta por 30 quadros. Intitulada “Cabo Verde – Soul and Charms”, a mostra – que estará patente de 2 a 4 de setembro no Hotel Hilton, na ilha do Sal – visa presentear os participantes desses dois eventos com imagens das paisagens, da biodiversidade, cultura e do quotidiano das gentes das ilhas.
Esta será a segunda exposição do artista este ano, depois de apresentar “Ubuntu”, a convite da União Europeia.
Nascido a 14 de julho de 1964 em S. Vicente, Zé Pereira é licenciado em Relações Públicas e Secretariado Executivo. No entanto, destaca-se mais pelo seu trabalho fotográfico, que retrata Cabo Verde nas suas mais diversas vertentes socioculturais e paisagísticas.
Já participou em 28 exposições fotográficas a nível nacional e 11 internacionais. Foi vencedor do concurso de fotografia “Cabo Verde – Paisagens, Fauna e Flora”, fotógrafo oficial de diversos eventos e festivais e autor de duas coleções de postais de Cabo Verde.
Vem pesquisando e recolhendo vivências em todas as ilhas de Cabo Verde, que resultaram nos livros de fotografia “Cabo Verde Nôs Bilida d´Odju” (2018) e “Aves Introduzidas, Migratórias e Endémicas de Cabo Verde” (2019). Conta com mais dois livros publicados versando outras temáticas, como sejam: “ Bokafumo – Uma História de Superação às Drogas” (2017) e Manuel Rodrigues – Convicções & Afectos” (2020).
A exposição fotográfica “Cabo Verde – Soul and Charms” incide sobre a diversidade paisagística das ilhas e ilhéus, a biodiversidade e a alma do povo cabo-verdiano.