Yara Santos, presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde, vai integrar a Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo (AICP), como Académica Correspondente. A cerimonia de posse está marcada para 18 de marćo, no Brasil, em versão online.
A justificação para este convite inédito, de acordo com um comunicado de imprensa em nome da presidente da Academia Eliana Ubillús, é o reconhecimento do prestigio e das qualidades de liderança da jovem escritora Yara Santos. “Constitui um exemplo no exercício da sua função e contribuição excepcional na promoção, divulgação e consolidação das prática e elevação do ensino das Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo em Cabo Verde, e ao nível internacional, através de várias iniciativas, pesquisas e produção cientifica”, fundamenta o citado comunicado. .
Formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing Político, Assessoria de Imprensa e Protocolo, Yara dos Santos, tem proferido várias palestras e conferências em Cabo Verde e fora dele, nomeadamente, em Marrocos, Portugal, Holanda, Itália, França, Brasil e Estados Unidos da América. Apresenta e desenvolve temas como o empoderamento dos jovens, meninas e mulheres nas áreas de escrita, comunicação e liderança.
Foi galardoada com várias distinções internacionais, como os prémios Leadership in Communication Personality 2019, Humanitário Pan-Africano 2018, West African Youth Award 2018 e Mulheres Empreendedoras Europa e África 2018. Foi ainda distinguida como uma das 50 mulheres líderes na África Ocidental de 2019 e uma das 100 jovens personalidades mais influentes da África Ocidental em 2018, bem assim como um dos cinco escritores lusófonos conhecidos pela “África Writes” em 2017.
Yara é membro fundador e presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde.