O ministro da Educação garantiu, na sua mensagem no término do ano lectivo 2020/2021, que os resultados preliminares mostram que mais de 90% dos alunos do ensino básico e mais de 75% dos discentes do ensino secundário tiveram aproveitamento positivo. Amadeu Cruz afirmou ainda que houve uma baixa taxa de abandono escolar, menos de 2%.
O governante começou por enaltecer e reconhecer o empenhamento e a dedicação dos professores, funcionários e dirigentes das escolas e das estruturas do ministério na realização dos objetivos preconizados, no contexto adverso marcado pelos efeitos da pandemia da COVID-19. “Apesar de todos os condicionalismos, tivemos um ano letivo em que toda a atenção foi concentrada na criação e implementação de condições para que os alunos se sentissem seguros e protegidos nas escolas e, ao mesmo tempo, que houvesse disponibilização do máximo das matérias inscritas nos programas e planos curriculares”, declarou.
Cruz diz estar ciente de que haverá necessidade de recuperar conteúdos não lecionados nos últimos dois anos, nos próximos anos letivos. Mas afirma que é preciso reconhecer e enaltecer a dedicação dos professores, a confiança dos pais e encarregados de educação e a capacidade de adaptação dos alunos e demais agentes educativos ao novo contexto de ensino-aprendizagem, decorrente dos impactos da COVID-19 nas escolas e no sistema educativo. “Os resultados preliminares mostram que mais de 90% dos alunos do ensino básico e mais de 75% dos alunos do ensino secundário tiveram aproveitamento positivo e houve uma baixa taxa de abandono escolar, abaixo de 2%”, detalhou, aproveitando para agradecer os professores, funcionários e dirigentes das escolas e das estruturas, desconcentradas e centrais do ME e parabenizar os alunos, os pais e encarregados de educação.
O ME avança que estão agora concentrados na organização do próximo ano letivo, com foco na qualidade do ensino, na inclusão educativa e na normalização e estabilização do funcionamento das escolas e do sistema educativo. Neste sentido, refere, acompanhado pela Diretora Nacional de Educação e pelo Presidente da Ficase, iniciou ontem um conjunto de visitas aos concelhos para se inteirar, in loco, dos preparativos do próximo ano letivo que se avizinha. A ronda começou nos concelhos de Santa Cruz e São Miguel, onde reuniu-se com os delegados dos dois concelhos, num encontro profícuo, para se inteirar e debater questões pedagógicas, gestão dos recursos humanos, ação social escolar, manutenção e reabilitação de infraestruturas escolares, bem como do processo de vacinação dos professores.
“No próximo ano lectivo vamos regressar à normalidade do funcionamento das escolas, com a carga horária e tempos letivos na íntegra, turmas completas, cumprindo todas as regras de higiene e sanitárias, com o objetivo de estabelecer a normalização e estabilização do funcionamento das escolas e do sistema educativo”, reforçou
Já esta quinta-feira, 05 de agosto, o Ministro da Educação visitará os concelhos de Santa Catarina de Santiago e São Salvador do Mundo com o mesmo propósito.