Sokols considera “oportunismo” debate parlamentar sobre Estatuto Especial da Praia em plena pandemia da Covid-19

O Sokols-2017 considerou um acto de oportunismo político o agendamento para a próxima semana do debate parlamentar da proposta de atribuição do Estatuto Especial à cidade da Praia. Para Salvador Mascarenhas, o Governo quis aproveitar este momento em que o país está praticamente bloqueado pela pandemia para discutir o assunto sem a pressão da sociedade civil, mais propriamente dos mindelenses, que sempre se opuseram claramente a essa medida. 

Devido a Covid-19, lembra o presidente desse movimento cívico, a sociedade cabo-verdiana está impedida de se manifestar nas ruas, coisa que, diz, certamente iria acontecer em S. Vicente no dia 5 de Julho, data sempre aproveitada pelo movimento cívico para protestar na rua e trazer à baila a tão propalada necessidade de autonomia regional.

Mesmo assim, o grupo decidiu agendar um buzinão pelas ruas da cidade do Mindelo e periferia este Domingo com concentração no parque de estacionamento da Enapor pelas 10 horas. O impacto, reconhece Salvador Mascarenhas, não será tanto como uma manifestação, mas visa mesmo assim deixar uma marca. “O agendamento da questão do Estatuto é um aproveitamento para se despachar o assunto sem o contraditório. Para nós, além dessa questão ser uma discriminação clara a favor de uma parte do país que mais se tem beneficiado das políticas e da riqueza nacional, devia ser cancelada. E entendemos também que as próprias eleições deviam ser adiadas devido ao momento que atravessamos”, considera o responsável do Sokols-2017, que perspectiva a aprovação do Estatuto Especial e até com o voto de deputados eleitos pelo círculo de S. Vicente. Para ele está claro que esses parlamentares vão votar para agradar os seus partidos e nada mais. Daí entender que devam também pagar o preço dessa decisão em termos políticos.

A caravana deve partir do parque da Enapor por volta das 11 horas e percorrer os bairros da cidade do Mindelo. Segundo Mascarenhas, os participantes vão usar máscaras e respeitar as regras de trânsito.

Sair da versão mobile