O Secretário Executivo Regional do Sindicato Nacional dos Professores, Nelson Cardoso, chamou hoje no Mindelo a atenção das autoridades sanitárias do país para a necessidade de se vacinar os docentes o mais rápido possível. Pediu ainda mais confiança nos docentes e que as escolas do país sejam rastreadas por forma a que este ano lectivo seja concluído sem sobressaltos.
Em conferência de imprensa, Nelson Cardoso garantiu que o sindicato e os professores estão todos preocupados com a propagação da Covid-19 nas escolas de Cabo Verde. “As pessoas estão preocupadas com a segurança sanitária nas escolas, também com o número de professores e alunos infetados. Não defendemos o encerramento imediato das escolas, mas penso que devem fazer todos os possíveis para garantir que este ano lectivo chegue ao fim, com sucesso,” referiu, deixando no entanto claro que, em caso de aumento dos casos positivos, as escolas devem ser encerradas.
Segundo este sindicalista, para se conhecer a real situação da Covid-19 nas escolas, o ME terá de fazer um rastreio nos professores e alunos. Nelson Cardoso condena ainda o secretismo com que o assunto é tratado pelas direcções das escolas. “As direcções das escolas e a delegação do ME escondem as informações sobre a Covid-19 nas escolas. Os professores dificilmente ficam a saber que um colega está infectado e, por isso, muitas vezes correm o risco de contaminar”, afirma, lembrando que os docentes partilham as salas de aulas e alguns materiais escolares.
Perante esta situação, Nelson Cardoso deixa uma chamada de atenção especial ao Governo no sentido de reforçar as medidas de prevenção e de combate, disponibilizando mais meios, nomeadamente álcool-gel e máscaras para os professores. Defende ainda que estes devem começar a ser vacinados logo que possível. “Acreditamos que é prioritário vacinar os professores, se queremos realmente que esse ano letivo se conclua da melhor forma”.
Lidiane Sales (Estagiária)