O Centro Cultural do Mindelo será palco no próximo dia 16 de Janeiro de uma conversa aberta sobre o livro “O Lado B da Europa – Europa Século XXI – Um Retrato Político e Social”, com Bernardo Pires de Lim, no quadro da 9ª edição da Semana da República. Esta é apenas uma das actividades prevista durante esta semana, que vai passar ainda pelos municípios de Porto Novo, Assomada e Praia, entre os dias 14 e 17 deste mês de Janeiro.
Esta conversa no Mindelo contará, na sessão de abertura, com intervenções dos representantes da Universidade de Cabo Verde, União Europeia, Presidência da Republica e do presidente da Câmara de São Vicente. O painel será moderado por José Almada Dias. Mas actividades da Semana da Republica inicia com uma conversa aberta em Santa Catarina de Santiago “Lei da Paridade e Emancipação das Mulheres”, com Isa Costa, Graça Sanches e Rede Lima.
Em Santo Antão, em Porto Novo, está prevista no dia 15 a conferência “Democracia, Populismo e Estado de Direito em África”, com três painéis. No primeiro Bernando Lima vai explicar como “O populismo hoje ameaça populistas nas relações internacionais contemporâneas” enquanto o sociólogo Graciano Nascimento mostrará se em “Cabo Verde, o o populismo tem vez?”. José Graça discorre sobre “Segurança e Democracia” e Paulino Canto “Jovens e Democracia”.
Para o dia 16, ainda na cidade de Porto Novo, fala-se sobre a Consolidação do Estado de Direito em África, através dos painéis “Independência e papel das liderança “ com Jorge Tolentino e de “Desenvolvimento Sustentável-Caso de Cabo Verde”, com Paulino Dias. No dia 17, a Semana da Presidência volta a cidade da Praia, mais precisamente ao Campus da Uni-CV com uma conversa entre alunos e professores subordinada ao tema “Análise política, a importância do jornalismo e a crise da democracia”, com Bernando Pires de Lima.
Já no salão Beijing, no Palácio da Presidência da República, as conversas vão ser a volta do populismo, com reposição dos dois painéis apresentados na cidade do Porto Novo, sendo que em relação ao tema “Cabo Verde, o populismo tem vez?”, desta vez estará a cargo de António Espirito Santo Fonseca, com moderação de Clementina Furtado.
Constânça de Pina