S. Vicente acolhe a segunda edição da Conferência de Hidrografia da CPLP, com organização do IMP

Mindelo será a cidade anfitriã da segunda edição da Conferência de Hidrografia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O evento irá decorrer de 4 a 8 de novembro e conta com a organização conjunta do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), do Instituto Hidrográfico de Portugal (IHPT) e o Secretariado Executivo da CPLP.

Conforme o Instituto Marítimo e Portuário, o encontro é o resultado da “avaliação muito positiva” da 1ª Conferência, realizada em Lisboa em julho de 2022, cujo contributo para o conhecimento do oceano foi decisivo para que passasse a acontecer de dois em dois anos. Logo na altura, o IMP mostrou a sua disponibilidade em organizar a segunda edição, que contempla a realização de seminários e ações de capacitação em levantamentos hidrográficos. Em termos concretos, o programa de actividades contempla um seminário na área da informação de segurança marítima, que irá decorrer em formato de videoconferência, formação em exercício ministrada pelo IHPT, capacitação no domínio da realização de levantamentos hidrográficos e do assinalamento marítimo. Será ainda apresentado o livro “Medidas da Terra e do Mar da CPLP” e feita um ponto de situação pelas instituições de cada país relativamente à sua capacidade na área da hidrografia…

Está também programado um seminário sobre segurança marítima, enquanto atividade periférica à conferência, nos dias 4 e 5 de novembro. A abertura do seminário sobre segurança marítima será no dia 04 de novembro pelas 09:00 horas na sala de conferência da Câmara de Comércio de Barlavento, enquanto a da 2ª Conferência de Hidrografia da CPLP acontece no dia 06 de novembro no mesmo espaço.

Sair da versão mobile