Quatro Embaixadores apresentam cartas credenciais a José Maria Neves no Palácio do Povo, em S. Vicente

O diplomata Nicolae Nastace enfatizou ontem na cidade do Mindelo que a Roménia defende o respeito pela soberania e a integridade territorial da Ucrânia e adiantou que milhares de refugiados já foram acolhidos no seu país devido a guerra despoletada pela Rússia. Nastace acrescentou que a Roménia tem estado a conceder assistência a cidadãos ucranianos, mas também a refugiados de outras nacionalidades. “A guerra está a ter um grande impacto, mas somos solidários”, sublinhou.

Nicolae Nastace fez estas declarações no Palácio do Povo, em S. Vicente, após apresentar as cartas credenciais ao Presidente José Maria Neves como Embaixador da Roménia residente em Dacar, capital senegalesa. A sua missão, diz, é relançar, aprofundar e diversificar as relações entre Roménia e Cabo Verde em todos os domínios da cooperação bilateral e multilateral, em particular nas áreas da economia, educação, cultura e ciência. Após dois anos de pandemia, este é o momento para se retomar essa dinâmica, no seu entendimento.

Nastace foi o primeiro de quadro Embaixadores que entregaram as cartas credenciais ao Chefe de Estado cabo-verdiano, no Palácio do Povo. O segundo foi Ivan Naydenov, Embaixador da Bulgária com residência em Lisboa. Em declarações à imprensa, Naudenov começou por realçar que Bulgária e Cabo Verde são dois países amigos, relação que foi reforçada a quando de uma visita do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva a esse Estado europeu há três anos. Segundo o diplomata, Sal já recebeu quatro aviões com turistas búlgaros e espera que esse fluxo turístico possa continuar.

A Bulgária, conforme o seu representante diplomático, pretende incutir uma parceria com Cabo Verde nos domínios da agronomia, medicina humana, turismo e ambiente, e noutras áreas que possam ser do interesse do Palácio da Várzea. Esta relação, enfatiza, pode ser facilitada pela parceria entre Cabo Verde e a União Europeia, sendo Bulgária um país membro da UE.

A Coreia, por seu lado, pretende estabelecer uma parceria com Cabo Verde no sector das pescas, mas, conforme o Embaixador Ji-Joon Kim, o país mostra-se aberto a explorar outros segmentos. Como disse, há muitas possibilidades em cima da mesa, que serão analisadas. O diplomata terá residência em Dacar e mostrou-se impressionado com a beleza de Cabo Verde, um país que, nas suas palavras, parece o Havai do Atlântico.

Tarik Ahsan foi o quarto e último Embaixador a apresentar as cartas que o acreditam como Embaixador do Bangladesh residente em Lisboa. Segundo Ahsan, ficou satisfeito com o interesse que o Presidente José Maria Neves demonstrou no estreitamento das relações bilaterais entre Cabo Verde e o seu país.

O Embaixador assegurou que Bangladesh tem também esse interesse e mostrou-se surpreendido com o nível de desenvolvimento alcançado por Cabo Verde em pouco tempo de independência. Ele que manifestou o desejo de o arquipélago continuar a trilhar o caminho do progresso.

Sair da versão mobile