O método Parasimax, desenvolvido pelo cientista Maximiano Fernandes do grupo Bioanalítica, foi apresentado no XII Congresso Internacional de Parasitologia Neotropical (COPANEO), no Brasil. O trabalho foi apresentado pelos membros da Universidade de Minas Gerais.
O evento reuniu pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina. Os resultados de detecção de Schistosoma, método inovador para a pesquisa de parasitas tanto em humanos como em animais, foram confirmados em Cabo Verde e Moçambique. Segundo Maximiano Fernandes, provou-se alta sensibilidade do Parasimax comparando com métodos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O método Parasimax mostrou ser mais eficaz e novos estudos vão ser realizados em várias universidades. Além disso o novo reagente Parasimax fez marco histórico ao detectar em amostra de paciente o parasita Chlonorchis sinensis, no laboratório Shirzay em Afeganistão”, explicou, realçando que a investigação Bioanalítica é constituída por vários membros de diversos países.
Informações avançadas por este cientista por altura do anúncio da descoberta revelam que o método permite um diagnóstico em segundos e já estava a atrair a atenção de pesquisadores da Índia, o Brasil, Peru, Argentina, Alemanha, Singapura, Nigéria, entre outros. “Na nossa equipa, que foi criada durante a pandemia da Covid-19, temos investigadores de Cabo Verde, mas também um professor da Coreia do Sul, tendo em conta que estudei na China. Ainda, de Angola, Etiópia, América Latina e Europa.”
Maximiano Fernandes, refira-se, é formado em Tecnologia e Ciência da Alimentação, pelo departamento de Nanotecnologia da Jiangnan University na China. Trabalhou como investigador do Ministério da Agricultura e Ambiente e do Instituto Nacional de Saúde Pública.
No sector privado, está na Bioanalítica e, desde 2016, estuda métodos de diagnósticos da Anemia Falciforme e, mais recentemente, das doenças parasitárias que, por ano, matam milhares de pessoas. Integra um grupo de investigação que, de acordo com as suas palavras, procura parceiros para financiar e divulgar o seu trabalho lá fora.
