Projecto CNAD ganha destaque na imprensa especializada a nível mundial 

O projecto do Centro Nacional de Artesanato e Design, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Arquitetura, está em destaque na imprensa especializada a nível mundial. Só este mês de novembro, o projecto é manchete nas revista Interior Design de Nova Iorque, Azure do Canadá, Interni e IQD, ambos da Itália. Mas, de acordo com Eloisa Ramos, o projecto vai ser ainda publicado em outras revistas, tal o interesse que vem despertando nos quatro cantos do mundo.

Em declarações ao Mindelinsite, Eloisa Ramos afirma que é uma honra este projecto estar em revistas de arquitetura tão importantes a nível mundial. “Já tivemos várias publicações e, agora em novembro, estamos em destaque em pelo menos quatro revistas de arquitetura e desing de grande relevância. Temos recebidos muitos pedidos, o que para nós é motivo de satisfação. Os artigos estão disponíveis online para quem quiser ler, ou pelo menos o da Azure, do Interior Design e o do IQD. Estamos a falar de site com mais de três milhões de seguidores no Instagram. São muito conhecidos.”

Esta arquiteta cabo-verdiana, que assina o projecto junto com Moreno Castellano, mostra-se satisfeita com exposição mundial não apenas por mostrar o seu trabalho, mas também pela oportunidade de levar o nome de Cabo Verde para o mundo. “Somos um país tão pequeno, mas estamos a levar Cabo Verde com grande orgulho para o mundo. Não estou a falar apenas de um facto pessoal do meu trabalho e do Moreno, mas por ter esta oportunidade e honra de elevar a nossa bandeira. O projecto do CNAD está a ter uma grande repercussão”, enfatiza.

Eloisa Ramos cita, como exemplo, os elogios tecidos pelo júri Terra e Tuma do PN e lembra que as suas apreciações também são publicadas em revistas especializadas. “Nós também temos as nossas publicações, que fazem com este projecto seja actualmente muito conhecido no Brasil e em outros países”, pontua a entrevistada do Mindelinsite. Instada se toda esta exposição pode significar convites para fazer trabalhos fora de Cabo Verde, a nossa entrevistada garante que estão abertos. 

“Se formos convidados, é claro que estamos disponíveis. É um facto que neste momento estamos numa montra expositiva. O CNAD está na capa da revista Interior Design, que é super importante neste sector. Se fosse no campo da música, como o Moreno gosta de dizer, é como se o nosso projecto estivesse no Rolling Stone. É algo muito relevante e que, infelizmente, internamente, não tem despertado grande atenção aqui no país”, lamenta Eloisa Ramos. 

De referir que, a par destas quatro revistas de Nova Iorque, Itália e Canadá, o projecto deverá merecer destaque igualmente no Magazine Decoration de Espanha e em outros. “Penso que as revistas especializadas vão se apercebendo das publicações e o projecto vai despertando interesse. As vezes ocorre, como aconteceu com o projecto Terra Lodge, em que fazemos uma publicação e o efeito vai sendo ampliado com a divulgação em outros revista”, diz esta entrevistada, destacando igualmente o trabalho feito por um fotografo contrato que tem repercutido o projecto. 

Em suma, segundo Eloisa Ramos, todo este reconhecimento internacional é uma honra para o gabinete de arquitetura Ramos e Castellano, e também é uma oportunidade não apenas para o seu trabalho pessoal, mas também por divulgar o nome de Cabo Verde e de África como um todo no mundo.

Foto: Azure

Sair da versão mobile