O Presidente da República inicia hoje a sua primeira visita de Estado a Portugal com um encontro com o homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa. José Maria Neves é acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e das Comunidades, Jorge Santos, e pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios, Herménio Fernandes.
O Chefe de Estado e a primeira-dama, Debora Carvalho, serão recebidos no Palácio de Belém por Marcelo, num “encontro restrito”, ao que se seguirá uma reunião entre as delegações dos dois países. Antes, JMN vai colocar uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, e será recebido na Assembleia da República, pelo presidente do parlamento, Augusto Santos Silva.
Nos dias 30 e 31 de julho, o Presidente cumprirá uma agenda que inclui uma visita à Universidade do Algarve, além de encontros com os presidentes das câmaras municipais portuguesas geminadas com autarquias cabo-verdianas.
Do programa consta que José Maria Neves “dedica uma parte importante da sua agenda ao propósito de uma maior proximidade à vasta Diáspora cabo-verdiana”. Neste sentido, vai encontrar-se com a comunidade no Algarve/Loulé e Amadora, e participará nas festividades de ‘Nhu Santiago’, em Oeira”.