O Presidente da República saudou o Acordo de Proteção do Alto Mar alcançado entre os Estados Membros das Nações Unidas, e que prevê, entre outras, as bases para o estabelecimento de áreas marítimas protegidas. Para José Maria Neves, este acordo é um grande ganho para a Humanidade.
Esta posição do Chefe de Estado foi expressa em uma curta publicação no seu facebook. “Os recursos marinhos ficam assim muito mais protegidos. Um grande ganho para a Humanidade. Podemos, com esse cintilante acordo, proteger mais amplamente este importante património comum que é o mar”, escreveu, realçando que este acordo deverá facilitar o compromisso internacional de salvaguardar pelo menos 30 % dos oceanos até 2030.
Trata-se, enfatizou, de um tema caro a Cabo Verde, enquanto Estado insular, particularmente para o Presidente da República, pelo trabalho feito enquanto Primeiro-Ministro e atualmente na qualidade de Chefe de Estado na promoção da proteção dos mares e promoção da economia azul.
Esta posição que valeu recentemente a José Maria Neves a nomeação para Champion (Líder) da Preservação do Património Cultural e Natural de África, na plenária da União Africana.
Os Estados-membros das Nações Unidas alcançaram este sábado, 04 de março, um acordo para estabelecer um tratado de proteção do alto mar, após 15 anos de negociações. Este prevê uma base legal para definir áreas marítimas protegidas, de modo a prevenir e evitar a perda de biodiversidade.
Prevê ainda previstas reuniões periódicas de fiscalização deste tratado.