PR presente na França para apoiar a delegação cabo-verdiana nos Jogos Olímpicos de Paris

O Presidente José Maria Neves segue hoje para França para apoiar a delegação desportiva cabo-verdiana que vai competir nos Jogos Olímpicos, evento marcado de 26 de julho a 11 de agosto. Na sexta-feira, o PR vai estar na abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, que terá lugar no rio Sena.

Entretanto, logo à chegada a Paris, e à margem das cerimónias oficiais da emblemática prova, Neves participará, na tarde desta quinta-feira, na cimeira Sport et développement durable, a convite do seu homólogo francês, o Presidente EmmanuelMacron, e Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional. Em nota, o gabinete da Presidência considera que o evento é uma “excelente oportunidade para se celebrar o desporto e os seus valores em benefício das gerações futuras”. Da cimeira deverá sair o “Acordo de Paris para o Desporto e o Desenvolvimento Sustentável”.

Antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o Chefe de Estado receberá na manhã de sexta a delegação olímpica nacional, a maior de sempre com 7 atletas, encontro marcado para a Embaixada de Cabo Verde em França, e participará na recepção oferecida pelo Presidente da república francesa.

No sábado, último dia da visita, José Maria Neves presidirá a inauguração da Casa de Cabo Verde, “projetada para celebrar a cultura nacional e divulgar as potencialidades do país nesta que é a maior montra do desporto mundial”.

“A quando da partida da delegação olímpica cabo-verdiana para a França, recorde-se, José Maria Neves recebeu os seus integrantes e entregou a bandeira nacional aos atletas que vão estar a competir por Cabo Verde, num momento de grande simbolismo e união do país”, refere a Presidência da República. Lembra, em nota, que Neves chegou a apelar aos desportistas, à equipa técnica e aos responsáveis do COC para absorverem o espírito olímpico e participarem ativamente no evento mundial, considerando que, nestas horas, Cabo Verde deve levantar bem alto a sua bandeira.

“Paris 2024” vai envolver 10.714 atletas de 32 modalidades em 329 provas. Pela primeira vez, a cerimónia de abertura não será realizada num estádio convencional. Em vez disso, França optou por um cenário ao longo do Rio Sena, que atravessa o coração da capital francesa. Este novo formato promete transformar o evento num espetáculo único, integrando a cidade ao espírito olímpico.

Os atletas das 205 delegações desfilarão em 85 barcos pelo Sena, cobrindo um percurso de 6 quilómetros. Cada embarcação será equipada com câmaras para permitir que o público acompanhe de perto cada momento.

Sair da versão mobile